DREN manda encerrar Escola Oliveira Martins
0 Comments Published by . on sábado, julho 01, 2006 at 5:52 da tarde.
Indignação e revolta é o sentimento geral dos alunos, funcionários e professores da Escola Secundária Oliveira Martins, no Porto, que esta semana recebeu a informação da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) de que o estabelecimento de ensino seria encerrado no final do Verão. Ontem, os estudantes concentraram-se em protesto contra uma medida que consideram discriminatória.
"Não há razões para se encerrar esta escola. Não existe falta de alunos mas o que é mais indecente é que a decisão tenha sido tomada sem a consulta a quem cá trabalha e tenha sido enviada para cá via fax", referiu ao DN Filomena Cardoso Pinto, funcionária deste estabelecimento de ensino, situado na zona das Antas.
Todos foram "apanhados de surpresa" e contestam a "forma fria" utilizada pela DREN para informar a direcção da escola. Neste momento, e em final de ano lectivo, os alunos não sabem para onde serão transferidos e os professores estão apreensivos quanto à sua colocação noutras escolas, pois os quadros já estão preenchidos. "Estamos neste momento a frequentar o curso profissional de práticas administrativas, que, no Porto, era apenas leccionado nesta escola. Agora não sei o que vai acontecer, se nos vão colocar em escolas da periferia e se nos vão pagar os transportes", diz Tânia Alves, uma das alunas que ontem participaram no protesto seguido de uma marcha lenta até à DREN. "Uma coisa é certa. Vamos ficar todos separados e perder os nossos professores", lamenta.
Já os docentes do quadro preocupam-se com a futura colocação. Os mais velhos têm lugar assegurado noutras escolas, retirando o lugar a quem tiver menos anos de serviço. Os mais novos, exactamente por esse motivo, dificilmente encontrarão, nesta altura, uma escola para leccionar. "Eu que sou a mais nova aqui tenho a certeza de que este ano não vou dar aulas. Lamento que decisões como esta, por muito válidas, sejam tomadas numa altura destas", salienta uma das professoras.
A falta de alunos, uma das razões invocadas para o encerramento, é contestada pela escola, uma vez que "para o próximo ano lectivo estão inscritos 450 alunos". O argumento de que a Oliveira Martins é "um estabelecimento de ensino violento" é também repudiado. O conselho directivo recusa prestar declarações sobre o encerramento. O DN tentou ainda ouvir a DREN, mas tal não foi possível, dado a direcção se encontrar em Lisboa para a tomada de posse oficial.
0 Responses to “DREN manda encerrar Escola Oliveira Martins”