Movimento de Viseu entrega petição no Parlamento contra encerramento de 215 escolas
0 Comments Published by . on sexta-feira, junho 23, 2006 at 10:38 da tarde.Um movimento de Viseu entregou esta tarde ao gabinete do presidente da Assembleia da República uma petição com mais de sete mil assinaturas contra o "encerramento cego" de 215 escolas do 1º ciclo do Ensino Básico de aldeias daquele distrito.
João Cordeiro, porta-voz do Movimento em Defesa das Nossas Escolas – que reúne professores e encarregados de educação -, explicou que a petição pretende levar o caso a ser discutido no Parlamento, para que o “Governo volte atrás na decisão de encerrar tão cegamente um número tão elevado de escolas".
As assinaturas foram recolhidas sobretudo nas aldeias afectadas que, sublinhou João Cordeiro, "sentem a escola como o último serviço público que ainda têm".
O movimento considera que a medida vai prejudicar os alunos do 1º ciclo de Cinfães, Sernancelhe, Moimenta da Beira e até do concelho de Viseu, que, afirma, serão deslocados para escolas com piores condições do que as que actualmente frequentam.
Sobretudo no Norte de Viseu, o movimento afirma que o encerramento obrigará os alunos a grandes deslocações, como em Cinfães, onde, afirmam, o tempo de viagem ultrapassará os 45 minutos máximos previstos na carta educativa, nomeadamente durante o Inverno quando houver neve.
0 Responses to “Movimento de Viseu entrega petição no Parlamento contra encerramento de 215 escolas”