Mini-olímpiadas de Ovar animam crianças do 1º Ciclo
0 Comments Published by . on sexta-feira, junho 23, 2006 at 7:28 da tarde.A na Rita Ferreira, de 10 anos, venceu a sua série na prova de saltos com pinchonas e corrida na 16ª edição das Mini-Olimpíadas de Ovar. A menina, aluna da Escola EB1 do Outeiral, de Arada, não cabia em si de contente. Depois de quatro anos de tentativas falhadas, foi com enorme orgulho, e perante o olhar de centenas de outras crianças, que subiu, ontem, ao degrau mais alto do pódio instalado em pleno relvado do Estádio da Barrinha, em Esmoriz.
A jovem, porém, não foi a única a ganhar. Dezenas de crianças, entre as cerca de duas mil presentes, saíram do estádio com diploma de vencedoras depois de muito correrem com sacos e até com tábuas, de saltarem barreiras e de rolarem sobre colchões.
Depois de um ano de actividades de expressão físico-motora desenvolvidas nas 36 escolas do 1º ciclo do concelho, as Mini-Olimpíadas serviram, mais uma vez, para os jovens darem mostras da sua destreza.
Segundo Mário Leite, técnico de Desporto da Câmara Municipal de Ovar, responsável pela iniciativa, as Mini-Olimpíadas servem, sobretudo, "a estratégia de colocar as escolas a funcionar em redor das actividades de expressão físico-motora", tendo por objectivo comum o culminar naquele evento.
Apesar dos treinos ao longo das últimas semanas e da alegria estampada nos rostos dos jovens, o certo é que o nervosismo e a vontade de brilhar eram os denominadores comuns a todos os participantes.
"Não sou lá muito boa a ginástica e por isso estou um bocadinho nervosa, mas gostava muito de ganhar", confessava Iara Veiga, de 9 anos, da Escola do Outeiral, enquanto Diogo Cerqueira, de 10 anos, só pensava em dar um motivo de orgulho à Escola da Regedoura, de Válega.
"Apesar do ambiente de convívio, outro dos objectivos do evento, as crianças levam isto muito a sério. Ao vê-los tão concentradas quando chega a sua vez de competir, percebe-se que colocam ali toda a sua alma", comentou Conceição Vasconcelos, vereadora da Educação.
Jogos animaram encerramento do ano lectivo
Cerca de 200 crianças - com idades compreendidas entre os 8 e os 11 anos - participaram na segunda edição dos "Jogos Sem Fronteiras", que animou a manhã de ontem no parque Sant'Iago, em Setúbal. A iniciativa, subordinada ao tema "A Nossa Cidade", incluiu os jogos da água, dos pneus, do saco, dos gladiadores e do tiro ao golfinho, entre outros, e proporcionou momentos de boa disposição a todos os participantes.
As crianças eram oriundas de escolas do Agrupamento da Ordem de Sant'Iago, da Associação de Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Setúbal e do Centro Comunitário du Bocage, cuja equipa se sagrou vencedora.
A iniciativa foi organizada pelo Projecto Centro Lúdico-Pedagógico das Manteigadas, do programa Escolhas 2.ª Geração. "Esta foi uma forma encontrada para assinalar o final do ano lectivo, com uma grande festa, em vez de cada escola comemorar a data de forma isolada", explicou ao JN, Paula Raposo, coordenadora do projecto. Acrescentou que o mesmo "ajuda a promover a integração dos jovens e a troca de experiências num ambiente descontraído".
Rita Pereira, de 17 anos, e Iuri Guerreiro, de 12, participaram este ano na organização da iniciativa. Visivelmente satisfeitos pela oportunidade que lhes foi concedida, ambos concordaram que o projecto deve ter continuidade. "Os jogos são muito divertidos e os mais pequenos estavam muito contentes", sublinharam.
0 Responses to “Mini-olímpiadas de Ovar animam crianças do 1º Ciclo”