Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Exames Nacionais: Filósofos foram amigos

Platão, Aristóteles, Descartes, Kant, São Tomás de Aquino, Hegel e Nietzsche – os filósofos não assustaram os 4308 alunos do 12.º que fizeram ontem o exame de Filosofia.
Em Braga, os alunos reconheceram que o exame foi acessível, mas acabaram por se precipitar na escolha dos temas. “Correu-me mal, por culpa própria, porque fiz confusão no segundo grupo e acabei por optar por Santo Anselmo, quando tinha estudado Nietzsche”, lamentou Ana Matos, aluna da Escola Secundária Sá de Miranda. A excepção ao cenário negativo foi Marta Fernandes, que se debruçou sobre as teorias de Platão e Nietzsche. “Correu muito bem, pareceu-me fácil”, atestou.
Dividido em dois grupos, um de respostas curtas e outro de desenvolvimento, o exame apresentava um grau de dificuldade acessível e estrutura previsível, com tempo suficiente para raciocinar e explanar conhecimentos. “Não houve surpresas”, disse Eduardo Feteira, aluno da Secundária Rodrigues Lobo (Leiria), que se preparou lendo as obras obrigatórias de Kant, Nietzsche e Platão, e o enunciado de 2004. “Estive mais à-vontade no último grupo. Era mais abrangente e podíamos despejar a matéria toda.” A maioria dos alunos que realizou a prova na Rodrigues Lobo escolheu os pensadores alemães para responder. A professora Ana Maria Farinha confirmou que a prova “era fácil” e a estrutura “não sofreu alterações” em relação ao ano passado.

AUTONOMIA NO COMBATE À INDISCIPLINA
O combate à indisciplina nas escolas passa pela afectação local de professores. Tal como já tinha adiantado ao CM na passada semana, a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, reiterou, em entrevista publicada ontem na revista ‘Visão’, a intenção de rever o modelo de recrutamento e colocação de professores, de modo a adequar as características do corpo docente às necessidades de cada escola. A ideia é dar às escolas localizadas em meios sociais problemáticos autonomia para recrutar directamente os docentes. Segundo a ministra, o actual mecanismo de colocação é “absurdo” e “irracional”.
Esta decisão volta a colocar em campos opostos pais e professores. Augusto Pascoal, da Fenprof, sugere que as escolas com situações problemáticas tenham “equipas especializadas com assistentes sociais”, considerando “um erro” a possibilidade de contratação directa de professores. João Dias da Silva, da FNE, defende a criação de “bolsas de professores nos agrupamentos para acompanhar os alunos com dificuldades no processo de ensino/aprendizagem”, além da criação de incentivos “à fixação de professores que vão para escolas problemáticas”. Visão diferente tem a Confederação Nacional das Associações de Pais. Fernando Gomes, dirigente da Confap, considera “necessário que, em algumas circunstâncias, o professor tenha um perfil específico, sobretudo no caso de turmas com comportamentos indisciplinados”.

EXAMES NACIONAIS ANALISADOS À LUPA
596 VIRAM A BOLA
Dos 3916 alunos inscritos na prova do 12.º de Teoria do Design, 596 faltaram. A prova decorreu à mesma hora do Portugal–México. Ontem faltaram 7103 alunos – 2873 a Filosofia, 1875 a História da Arte e 2355 a Intr. à Economia.

DIREITO E QUÍMICA
Hoje realizam-se oito exames do Secundário: Introdução ao Direito, Química (duas provas) e Inglês (cinco provas). A prova de Química (programa novo) é a quinta com mais inscritos, no total das 58 disciplinas a exame.

CORRECÇÕES NO CM
O ‘Correio da Manhã’ disponibiliza no ‘site’ www.correiomanha.pt as propostas e critérios de correcção dos exames nacionais do Ensino Secundário e do 9.º ano do Ensino Básico, além das reportagens diárias.

MATEMÁTICA HOJE
Cerca de 85 mil alunos do 9.º ano realizam hoje, a partir das 11h30, o exame de Matemática. Depois de em 2005 mais de dois terços terem chumbado, este ano a prova vale 30 por cento da classificação final.

‘COMBATENTE’
Segundo a correcção do 9.º ano de Português, ‘combatente’ é um adjectivo biforme. A Ass. de Prof. de Português diz que a questão reporta ao verbete do dicionário Houaiss. Outros dicionários consideram aquele adjectivo uniforme.

Ligações:
Critérios de classificação da prova 602 (Biologia)
Proposta de correcção da prova 602 (Biologia)
Proposta de correcção da prova 102 (Biologia)
Proposta de correcção da prova 623 (História)
Critérios de classificação da prova 124 (História de Arte)
Critérios de classificação da prova 146 (Teoria do Design)
Proposta de correcção da prova 114 (Filosofia)
Proposta de correcção da prova Língua Portuguesa (9º ano)
Proposta de correcção da prova 144 (Sociologia)

0 Responses to “Exames Nacionais: Filósofos foram amigos”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML