Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Sonhos de criança voam em papagaios

Engane-se quem pensa que os papagaios já não são coisas de crianças. O cenário que, anualmente, por alturas do começo da época balnear, cobre a praia dos Moinhos, em Alcochete, prova o contrário. Foi neste areal que, nos últimos três dias, centenas de crianças de instituições primárias dos concelhos de Alcochete e Montijo animaram o Festival de Escolas. O evento inseriu-se no VI Festival Internacional de Papagaios de Alcochete (FIPA), que prossegue este fim-de-semana, no mesmo local, com um convite aberto a todos os portugueses de palmo e meio: a participação gratuita em ateliers de construção de papagaios. Das 10.30 às 13.00 e das 14.00 às 18.00.
"O objectivo é divertir as crianças", explica Carlos Soares, da associação Gil Papagaios, assegurando que basta "chegarem à tenda montada para o efeito e... mãos à obra". Depois, sugere-se um pulinho até à beira-mar para elevar a construção até aos céus. A proposta agradou a Mariana, que alistou gostar muito "do mar e das conchinhas e dos búzios e dos papagaios...". Com o rosto iluminado por um sol acanhado, a menina é uma das muitas que preferem sentar-se na areia a contemplar os movimentos que o vento vai ordenando ao seu papagaio. Já os mais irrequietos optam por saltar, como se de super--heróis de tratassem, crentes que o esforço os fará, também a eles, rumar ao horizonte.
E, saltos por saltos, houve quem se decidisse pelo insuflável instalado para lá da tenda onde decorre o atelier. É também aí, nos "bastidores", que os jovens visitantes do FIPA se ocupam de actividades desportivas, incluindo futebol, escalada e rappel. Sempre acompanhados, obviamente, por quem é "bom entendedor" nessas matérias... e por um grupo de jovens animadores, que se deslocam em finas andas!
De referir ainda a componente de solidariedade social que escolta o certame: segundo Carlos Soares, hoje e amanhã "existirá uma caixa na qual os pais poderão deixar, se assim desejarem, a sua contribuição monetária para a Raríssimas". Uma iniciativa que se apresenta pela primeira vez neste festival e que "é para continuar nos próximos anos".
O VI FIPA é organizado pelas associações Gil Papagaios, Gil Teatro e Areventos, com o apoio da autarquia de Alcochete. Participam cerca de 120 "acrobatas" dos céus oriundos de Portugal, Espanha, Itália, Suíça, Holanda, Inglaterra, Índia e Nova Zelândia. Do programa das festas fazem parte voos de papagaios estáticos e acrobáticos, lançamento e oferta de papagaios borboleta, combate de papagaios japoneses, aulas de ioga, body-pump e body-combat e um concerto musical, hoje, às 23.00, com o brasileiro Ed Mota.

0 Responses to “Sonhos de criança voam em papagaios”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML