Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Leitura encenada para atrair os mais jovens

"Todas as histórias para crianças vêm da imaginação de quem as escreve, mas é preciso que alguém as sopre ao seu ouvido." Assim falava um dos actores que ontem à tarde transformaram o Auditório da Feira do Livro em sala de teatro.
Nos cantos, dezenas de balões amarelos davam cor ao ambiente. A plateia, irrequieta nos grandes degraus azuis, era constituída por crianças dos seis aos nove anos, provenientes de três escolas diferentes. A razão da "festa": o lançamento do último livro infantil de Tiago Rebelo, Amarguinha e a Peça de Teatro.
A leitura encenada do livro, pelo Grupo de Teatro O Bando, foi organizada pela editora Presença. "Tentamos aliar o teatro à literatura para despertar o interesse das crianças à leitura", explica a representante da editora.
No palco, Nicolas Brites, Ana Brandão e Gonçalo Amorim, acompanhados pela guitarra de Miguel Cervini, juntaram-se a uma geração de actores de palmo e meio - Francisco, Alice e João - para contar a história de uma história: três crianças que decidem organizar uma peça de teatro para apresentar na escola.
Para Nicolas Brites, trabalhar com crianças foi "muito gratificante. Eles ajudaram-nos imenso tanto na interpretação do texto, como na adaptação. Acabaram por nos dirigir a nós, e nós a eles".
No final do espectáculo, após repartir os balões entre a assistência, esta foi encaminhada para a secção infantil da feira. Lá, quase todos quiseram comprar um exemplar do livro que tinham acabado de ver representado, para se juntarem a seguir à volta da mesa onde o autor os autografava. Por momentos, a agitação no stand da secção infantil da Presença era como uma miragem no meio da feira que, durante a tarde, quase parecia um deserto.

0 Responses to “Leitura encenada para atrair os mais jovens”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML