Leitura encenada para atrair os mais jovens
0 Comments Published by . on sexta-feira, junho 09, 2006 at 12:42 da manhã."Todas as histórias para crianças vêm da imaginação de quem as escreve, mas é preciso que alguém as sopre ao seu ouvido." Assim falava um dos actores que ontem à tarde transformaram o Auditório da Feira do Livro em sala de teatro.
Nos cantos, dezenas de balões amarelos davam cor ao ambiente. A plateia, irrequieta nos grandes degraus azuis, era constituída por crianças dos seis aos nove anos, provenientes de três escolas diferentes. A razão da "festa": o lançamento do último livro infantil de Tiago Rebelo, Amarguinha e a Peça de Teatro.
A leitura encenada do livro, pelo Grupo de Teatro O Bando, foi organizada pela editora Presença. "Tentamos aliar o teatro à literatura para despertar o interesse das crianças à leitura", explica a representante da editora.
No palco, Nicolas Brites, Ana Brandão e Gonçalo Amorim, acompanhados pela guitarra de Miguel Cervini, juntaram-se a uma geração de actores de palmo e meio - Francisco, Alice e João - para contar a história de uma história: três crianças que decidem organizar uma peça de teatro para apresentar na escola.
Para Nicolas Brites, trabalhar com crianças foi "muito gratificante. Eles ajudaram-nos imenso tanto na interpretação do texto, como na adaptação. Acabaram por nos dirigir a nós, e nós a eles".
No final do espectáculo, após repartir os balões entre a assistência, esta foi encaminhada para a secção infantil da feira. Lá, quase todos quiseram comprar um exemplar do livro que tinham acabado de ver representado, para se juntarem a seguir à volta da mesa onde o autor os autografava. Por momentos, a agitação no stand da secção infantil da Presença era como uma miragem no meio da feira que, durante a tarde, quase parecia um deserto.
0 Responses to “Leitura encenada para atrair os mais jovens”