Exames nacionais: 18.500 faltaram nos 2 primeiros dias
0 Comments Published by . on quarta-feira, junho 21, 2006 at 4:09 da manhã.Nos dois primeiros dias de exames nacionais do secundário, 18 615 dos 99 589 alunos inscritos faltaram à chamada. Na segunda-feira, de acordo com o Júri Nacional de Exames (JNE), faltaram às provas de Português 12 268 dos 74 348 inscritos.
O JNE divulgara anteontem que o número de faltas rondava as dez mil. No entanto, uma “falha de comunicação em alguns agrupamentos” de escolas não permitiu a divulgação da informação correcta. Três agrupamentos de grande dimensão não enviaram todos os dados, o que motivou um desfasamento entre a informação veiculada pelo JNE e os dados divulgados no site do mesmo JNE.
Para os exames de ontem – Geologia, Sociologia e Geografia – estavam inscritos 25 241 alunos, mas apenas compareceram 6347. Inês Carvalho, de 17 anos, não gostou da prova de Sociologia, que realizou na Escola Secundária Gomes Ferreira, em Lisboa. “Não saiu o que julgava que ia sair e o chato é colocarem dois textos para analisar e relacionar com o conhecimento que nos dão, é um bocado excessivo”. João Vale, de 18 anos, considerou que o exame “correu pior que o de Português” e lamentou o facto de ser obrigado a realizar três provas em dias consecutivos– Português na segunda-feira, Sociologia e História, hoje. “Já ando a estudar há algum tempo, mas é apertado, não deviam ter juntado as provas”, queixou-se.
BALANÇO POSITIVO
Os alunos têm-se preparado para testes difíceis, mas os exames estão a surpreendê- -los pela positiva. “Globalmente, tem sido fácil”, resume Cristiana Cabral, que realizou a prova de Sociologia na Secundária Francisco Rodrigues Lobo, em Leiria. A aluna também critica o calendário das provas: “É uma injustiça.”
9º ANO ARRANCA HOJE
Mais de 104 mil alunos do 9.º ano começam hoje os exames nacionais obrigatórios para a conclusão do ensino básico. A prova de Língua Portuguesa realiza-se em 1297 escolas de todo o País, a partir das 11h30. Este ano, os exames valem 30 por cento para a classificação final às disciplinas de Português e Matemática (prova depois de amanhã). Os alunos terão 90 minutos para testar conhecimentos relativos à matéria do 3.º Ciclo (7.º, 8.º e 9.º anos).
4000 SEM FUTEBOL
Nem todos os portugueses vão ter o privilégio de ver ou ouvir o relato do jogo Portugal–México. Hoje, às 15 horas, coincidindo com o início do jogo na Alemanha, cerca de quatro mil alunos começam o exame do 12.º de Teoria do Design. Esta é, aliás, a primeira prova deste ano realizada na parte da tarde. Além de Teoria do Design realizam-se hoje mais quatro exames: dois de Biologia (mais de 48 mil inscritos) e dois de História (15 mil inscrições). No site www.correiomanha.pt, os leitores têm disponíveis as propostas de correcção, elaboradas pelas associações de professores ou, na sua ausência, os critérios de avaliação fornecidos pelos serviços do Ministério da Educação.
0 Responses to “Exames nacionais: 18.500 faltaram nos 2 primeiros dias”