Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Exames Nacionais: Proposta de correcção da prova 639 (Português B)- 12º Ano

GRUPO IA análise de um texto literário conduzida por um questionário visa avaliar simultaneamente as competências de leitura e de expressão escrita. (As sugestões de correcção são hipóteses possíveis de resposta e serão apresentadas em tópicos).

1) CARACTERÍSTICAS DA PERCEPÇÃO QUE BLIMUNDA VAI TENDO DO TEMPO:

- Noção da passagem do tempo, captada através de diferentes sinais físicos (partes do dia, variações meteorológicas);

- Tempo longo e interminável;

- Perda do sentido das estações do ano;

- Tempo repetitivo ou indiferenciado,

- ...

(O examinando só deveria indicar duas características)

2)

2.1 – IDENTIFICAÇÃO DE DUAS DAS VOZES PRESENTES A PARTIR DA LINHA 24

- O narrador: “Em dois anos, foi das praias e das arribas do oceano à fronteira”; “e dava com rostos que reconhecia”;

- Blimunda: “não se lembra de mim,”; “já aqui estive, já aqui passei”;

- Interlocutor(a) de Blimunda: “ah, bem me lembro”; “Ai pobrezinha”

(O examinando só deveria referir duas das vozes)

2.2 – FUNÇÕES DAS FALAS

- Reproduzir o que as personagens dizem umas às outras;

- Imprimir maior vivacidade à narrativa, introduzindo o registo oral;

- Revelar os sentimentos que Blimunda desperta naqueles com quem fala;

- Realçar a procura incessante de Blimunda;

- ...

(O examinando só teria de referir duas funções)

3 – TRAÇOS CARACTERIZADORES DE BLIMUNDA

- Persistência e determinação: “Nove anos procurou Blimunda”;

- Grande resistência: “Milhares de léguas andou Blimunda, quase sempre descalça”;

- Coragem: “Portugal inteiro esteve debaixo desses passos”

- O constante sonhar no aparecimento de Baltazar, mostrando o seu grande amor: “Quantas vezes imaginou Blimunda”/ / “constância e guarda”;

- Atenta, observadora: “já aqui passei”;

- ...

4 – ASPECTO MAIS MARCANTE DO SÉCULO XVIII PORTUGUÊS, TAL COMO É EVOCADO NO ROMANCE

O examinando poderia focar aspectos como:

- A Inquisição e os Autos de Fé;

- A exploração do povo;

- As procissões;

- A megalomania do Rei;

- ...

GRUPO II

1

1.1----B

1.2---D

1.3---A

1.4---D

1----e)

2----g)

3----c)

4---f)

GRUPO III

A produção de um texto visa avaliar a competência de expressão escrita do examinando.

Como se trata de um item de resposta aberta o examinando deveria:

– Ter estruturado um texto, com recurso a estratégias discursivas adequadas à defesa de um ponto de vista e reflectindo a operação prévia de uma planificação produtiva;

– Ter elaborado um texto coerente e coeso;

– Ter produzido um discurso correcto nos planos lexical, morfológico, sintáctico, ortográfico e de pontuação.

(Dada a natureza deste item, não são apresentadas propostas de resposta)

BREVE COMENTÁRIO
A prova está dentro dos conteúdos programáticos leccionados no presente ano lectivo e pretendeu avaliar as competências de leitura e de expressão escrita a partir de um texto literário, a competência de leitura de um texto predominantemente informativo e a expressão escrita dos examinandos, a partir de um tema sugerido.

Associação dos Professores de Português

0 Responses to “Exames Nacionais: Proposta de correcção da prova 639 (Português B)- 12º Ano”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML