Exames Nacionais: Critérios de classificação da prova 139 (Português B)-12º Ano
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Critérios da prova de Português B (139 - Cursos Gerais e Cursos Tecnológicos) divulgados pelo Gabinete de Avaliação Educacional do Ministério da Educação.
CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO
GRUPO I - Análise de um texto literário - elaboração de respostas a um questionário
EXPLICITAÇÃO DE CENÁRIOS DE RESPOSTA
Os cenários de resposta que a seguir se apresentam consideram-se orientações gerais, tendo em vista uma indispensável aferição de critérios. Não deve, por isso, ser desvalorizada qualquer interpretação que, não coincidindo com as linhas de leitura apresentadas, seja julgada válida pelo professor.
1. A figura representada nas três estrofes iniciais do poema apresenta as seguintes características:
- é um "jovem" (v.11) soldade morto (vv. 1-6);
- encontra-se abandonado, em campo aberto ("No plaino abandonado" - v.1);
- tem o corpo "traspassado" por duas balas (vv. 3-4);
- apresenta a farda ensanguentada (v. 6);
- está de braços abertos, "estendidos" sobre a terra (v. 7);
- é "louro", de tez muito clara ("Alvo" - v.8);
- evidencia uma lividez cadavérica ("exangue" - v. 8);
- mostra um olhar fixo e vazio (vv. 9-10);
- perdeu, prematuramente, o futuro e os sonhos ("os céus perdidos" - v. 10);
- é "Filho único", muito amado ("O menino da sua mãe", conforme esta o tratava - vv. 13-15)
(o enunciado da pergunta requer a apresentação de seis características)
2. A antítese presente na primeira estrofe ("Que a morna brisa aquece", "Jaz morto, e arrefece" - vv. 2 e 5) produz, entre outros, os seguintes efeitos de sentido:
- oposição entre o calor da vida e o frio da morte (o sopro do vento suave e tépido, simbolizando a vida, contrasta com a fria rigidez do corpo do soldado "traspassado" por duas balas);
- oposição entre o movimento da "brisa" e a imobilidade do jovem ("Jaz");
(o enunciado da pergunta requer a explicitação de um efeito de sentido)
3. Por um lado, estes versos exprimem o lamento do sujeito poético pela morte do jovem (veja-se a repetição da palavra "jovem", cujo sentido é intensificado pelos vocábulos "Tão" e "Que", introduzindo frases exclamativas); por outro lado, salientam quer a extrema juventude do soldado no momento em que morre, quer a perplexidade provocada pela nova temporalidade (ou ausência dela) instaurada pela morte: o soldado passa a ter uma idade indefinida ("Agora que idade tem?").
4. O par de objectos formado pela "cigarreira" e pelo "lenço" tem, entre outros, os valores simbólicos de:
- representação das figuras femininas protectoras - "a mãe" e "a criada/ Velha";
- presentificação do mundo distante da casa e da infância;
- ineficácia das preces da "mãe" e da "criada/ Velha" (mediada pela inutilidade dos objectos que as representam);
- brevidade da vida, sugerida (por hipálage) pela expressão "cigarreira breve";
- pureza (da infância perdida), expressa pela "brancura" do "lenço" (a cair da algibeira);
- paz, evocada pela "brancura" "alada" do "lenço";
- contraste (dramático) entre o aspecto dos objectos materiais e o do cadáver do jovem que os possuiu ("cigarreira" "inteira / E boa", "brancura" do "lenço" vs "Ele é que já não serve");
(o enunciado da pergunta requer a referência a dois dos valores simbólicos)
5. Esta estrofe é particularmente relevante na medida em que:
- institui uma quase circularidade no poema, ao articular a primeira e a última quintilhas por meio da recuperação e da transformação do quinto verso da primeira estrofe no quarto versa da sexta;
- representa e realça, através da reiteração e transformação do quinto verso da primeira estrofe no quarto verso da sexta, a progressiva e inevitável degradação física do cadáver do jovem;
- estabelece uma simetria estrutural pela repetição do verso 15, localizado no centro do poema e reiterado, desse modo, no seu termo;
- faz convergir os sentidos do poema na expressão "O menino da sua mãe" - título, verso central e verso final;
- evidencia a incomunicabilidade instaurada pela guerra e pela distância entre o "menino" e as figuras maternas, bem como a impotência destas perante a ameaça consumada da morte;
- expressa uma posição crítica de denúncia do poder politico ("o Império") que envia para a guerra os jovens e assim tece as "Malhas" da sua morte, absurda aos olhos de todos, sobretudo daqueles que mais os amam;
- intensifica o tom disfórico do poema, sublinhando os sentimentos de impotência e de perda;
(o enunciado da pergunta requer a mobilização de quatro aspectos significativos)
GRUPO II
A produção de um texto expositivo-argumentativo visa avaliar, neste grupo, as competências de leitura crítica de textos literários e de expressão escrita.Tratando-se de um item sem orientações precisas de resposta, o professor deverá observar o domínio das seguintes capacidades:
- formulação de juízos de leitura, a partir da experiência pessoal, manifestada na escolha de referências pertinentes;
- estruturação de um texto com recurso a estratégias discursivas adequadas à defesa de um ponto de vista;
- produção de um discurso correcto nos planos lexical, morfológico, sintáctico e ortográfico.
GRUPO III
O resumo de um texto não literário visa avaliar as competências de compreensão e de expressão escritas. Ao classificar o resumo elaborado pelo examinando, o professor deverá obervar o domínio das seguintes capacidades:
- compreensão da estrutura global do texto a resumir, manifestada numa selecção de tópicos convenientemente relacionados, que apresente o elenco de todas as ideias fundamentais;
- contracção da informação, traduzida numa extensão adequada aos requisitos enunciados na prova;
- produção de um discurso correcto nos planos lexical, morfológico, sintáctico e ortográfico.
Devem considerar-se os seguintes aspectos:
Estrutura informacional (nível do conteúdo)
*Preservação da informação nuclear do texto, através de:
- manutenção dos tópicos:
» relação das mulheres com a guerra: excepcionalidade da acção destas em combate e silenciamento do seu papel pela história;
» guerra, geralmente considerada actividade masculina, com escassa participação feminina na luta e, até ao século XX, nas estruturas militares;
» relevância, sistematicamente omitida, dos papéis das mulheres na guerra, pelo seu raro envolvimento em combate e pelo carácter prescritivo da história militar;
» desocultação dos papéis femininos em estudos recentes sobre guerras ocorridas desde o século XIV;
- manutenção da rede semântica relativa ao tema, no todo ou em parte, a qual deverá integrar vocábulos e expressões constantes do texto, ou seus equivalentes, tais como: mulheres, guerra, envolvimento directo, actividades combatentes, "invisibilização", estudo histórico, conflitos armados, instituições militares, direito a combater, "desarmamento" das mulheres, forças regulares, exércitos organizados, papéis, história militar, suporte ao combate
Estratégias discursivas e linguísticas
*Organização da informação:
- discurso conciso; opção por construções mais económicas: supressão de expressões sintácticas ou lexicais repetitivas; uso de vocabulário genérico que substitua expressões nominais mais específicas (hiperónimos e expressões englobantes com valor anafórico); uso de frases complexas;
- manutenção do registo discursivo do texto-fonte, isento de marcas de enunciação do sujeito produtor do resumo;
- utilização de articuladores discursivos que dêem coesão ao texto e evidenciem nexos lógicos;
- controlo de mecanismos de coesão:
» referencial: relação das mulheres com a guerra; diferentes papéis desempenhados; tratamento histórico dos papéis das mulheres na guerra;
» temporal: "até épocas recentes"; "século XX"; "entre os séculos XIV e XIX";
» espacial: na maior parte das sociedades; Europa.
CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO
GRUPO I - Análise de um texto literário - elaboração de respostas a um questionário
EXPLICITAÇÃO DE CENÁRIOS DE RESPOSTA
Os cenários de resposta que a seguir se apresentam consideram-se orientações gerais, tendo em vista uma indispensável aferição de critérios. Não deve, por isso, ser desvalorizada qualquer interpretação que, não coincidindo com as linhas de leitura apresentadas, seja julgada válida pelo professor.
1. A figura representada nas três estrofes iniciais do poema apresenta as seguintes características:
- é um "jovem" (v.11) soldade morto (vv. 1-6);
- encontra-se abandonado, em campo aberto ("No plaino abandonado" - v.1);
- tem o corpo "traspassado" por duas balas (vv. 3-4);
- apresenta a farda ensanguentada (v. 6);
- está de braços abertos, "estendidos" sobre a terra (v. 7);
- é "louro", de tez muito clara ("Alvo" - v.8);
- evidencia uma lividez cadavérica ("exangue" - v. 8);
- mostra um olhar fixo e vazio (vv. 9-10);
- perdeu, prematuramente, o futuro e os sonhos ("os céus perdidos" - v. 10);
- é "Filho único", muito amado ("O menino da sua mãe", conforme esta o tratava - vv. 13-15)
(o enunciado da pergunta requer a apresentação de seis características)
2. A antítese presente na primeira estrofe ("Que a morna brisa aquece", "Jaz morto, e arrefece" - vv. 2 e 5) produz, entre outros, os seguintes efeitos de sentido:
- oposição entre o calor da vida e o frio da morte (o sopro do vento suave e tépido, simbolizando a vida, contrasta com a fria rigidez do corpo do soldado "traspassado" por duas balas);
- oposição entre o movimento da "brisa" e a imobilidade do jovem ("Jaz");
(o enunciado da pergunta requer a explicitação de um efeito de sentido)
3. Por um lado, estes versos exprimem o lamento do sujeito poético pela morte do jovem (veja-se a repetição da palavra "jovem", cujo sentido é intensificado pelos vocábulos "Tão" e "Que", introduzindo frases exclamativas); por outro lado, salientam quer a extrema juventude do soldado no momento em que morre, quer a perplexidade provocada pela nova temporalidade (ou ausência dela) instaurada pela morte: o soldado passa a ter uma idade indefinida ("Agora que idade tem?").
4. O par de objectos formado pela "cigarreira" e pelo "lenço" tem, entre outros, os valores simbólicos de:
- representação das figuras femininas protectoras - "a mãe" e "a criada/ Velha";
- presentificação do mundo distante da casa e da infância;
- ineficácia das preces da "mãe" e da "criada/ Velha" (mediada pela inutilidade dos objectos que as representam);
- brevidade da vida, sugerida (por hipálage) pela expressão "cigarreira breve";
- pureza (da infância perdida), expressa pela "brancura" do "lenço" (a cair da algibeira);
- paz, evocada pela "brancura" "alada" do "lenço";
- contraste (dramático) entre o aspecto dos objectos materiais e o do cadáver do jovem que os possuiu ("cigarreira" "inteira / E boa", "brancura" do "lenço" vs "Ele é que já não serve");
(o enunciado da pergunta requer a referência a dois dos valores simbólicos)
5. Esta estrofe é particularmente relevante na medida em que:
- institui uma quase circularidade no poema, ao articular a primeira e a última quintilhas por meio da recuperação e da transformação do quinto verso da primeira estrofe no quarto versa da sexta;
- representa e realça, através da reiteração e transformação do quinto verso da primeira estrofe no quarto verso da sexta, a progressiva e inevitável degradação física do cadáver do jovem;
- estabelece uma simetria estrutural pela repetição do verso 15, localizado no centro do poema e reiterado, desse modo, no seu termo;
- faz convergir os sentidos do poema na expressão "O menino da sua mãe" - título, verso central e verso final;
- evidencia a incomunicabilidade instaurada pela guerra e pela distância entre o "menino" e as figuras maternas, bem como a impotência destas perante a ameaça consumada da morte;
- expressa uma posição crítica de denúncia do poder politico ("o Império") que envia para a guerra os jovens e assim tece as "Malhas" da sua morte, absurda aos olhos de todos, sobretudo daqueles que mais os amam;
- intensifica o tom disfórico do poema, sublinhando os sentimentos de impotência e de perda;
(o enunciado da pergunta requer a mobilização de quatro aspectos significativos)
GRUPO II
A produção de um texto expositivo-argumentativo visa avaliar, neste grupo, as competências de leitura crítica de textos literários e de expressão escrita.Tratando-se de um item sem orientações precisas de resposta, o professor deverá observar o domínio das seguintes capacidades:
- formulação de juízos de leitura, a partir da experiência pessoal, manifestada na escolha de referências pertinentes;
- estruturação de um texto com recurso a estratégias discursivas adequadas à defesa de um ponto de vista;
- produção de um discurso correcto nos planos lexical, morfológico, sintáctico e ortográfico.
GRUPO III
O resumo de um texto não literário visa avaliar as competências de compreensão e de expressão escritas. Ao classificar o resumo elaborado pelo examinando, o professor deverá obervar o domínio das seguintes capacidades:
- compreensão da estrutura global do texto a resumir, manifestada numa selecção de tópicos convenientemente relacionados, que apresente o elenco de todas as ideias fundamentais;
- contracção da informação, traduzida numa extensão adequada aos requisitos enunciados na prova;
- produção de um discurso correcto nos planos lexical, morfológico, sintáctico e ortográfico.
Devem considerar-se os seguintes aspectos:
Estrutura informacional (nível do conteúdo)
*Preservação da informação nuclear do texto, através de:
- manutenção dos tópicos:
» relação das mulheres com a guerra: excepcionalidade da acção destas em combate e silenciamento do seu papel pela história;
» guerra, geralmente considerada actividade masculina, com escassa participação feminina na luta e, até ao século XX, nas estruturas militares;
» relevância, sistematicamente omitida, dos papéis das mulheres na guerra, pelo seu raro envolvimento em combate e pelo carácter prescritivo da história militar;
» desocultação dos papéis femininos em estudos recentes sobre guerras ocorridas desde o século XIV;
- manutenção da rede semântica relativa ao tema, no todo ou em parte, a qual deverá integrar vocábulos e expressões constantes do texto, ou seus equivalentes, tais como: mulheres, guerra, envolvimento directo, actividades combatentes, "invisibilização", estudo histórico, conflitos armados, instituições militares, direito a combater, "desarmamento" das mulheres, forças regulares, exércitos organizados, papéis, história militar, suporte ao combate
Estratégias discursivas e linguísticas
*Organização da informação:
- discurso conciso; opção por construções mais económicas: supressão de expressões sintácticas ou lexicais repetitivas; uso de vocabulário genérico que substitua expressões nominais mais específicas (hiperónimos e expressões englobantes com valor anafórico); uso de frases complexas;
- manutenção do registo discursivo do texto-fonte, isento de marcas de enunciação do sujeito produtor do resumo;
- utilização de articuladores discursivos que dêem coesão ao texto e evidenciem nexos lógicos;
- controlo de mecanismos de coesão:
» referencial: relação das mulheres com a guerra; diferentes papéis desempenhados; tratamento histórico dos papéis das mulheres na guerra;
» temporal: "até épocas recentes"; "século XX"; "entre os séculos XIV e XIX";
» espacial: na maior parte das sociedades; Europa.
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