Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Cinco Centros Educativos de reinserção devem fechar

O secretário de Estado adjunto do ministro da Justiça entende que o melhoramento da rede de centros educativos na área da reinserção social tem de passar por um reordenamento dos espaços. Um relatório do Instituto de Reinserção Social, ao qual a Lusa teve acesso, recomenda o encerramento ou a adaptação para valências sociais de cinco dos 12 centros educativos para jovens delinquentes.
O Relatório da Reforma dos Centros Educativos, considera inviáveis os centros Vila Fernando (Elvas), São Fiel (Castelo Branco), Alberto Souto (Aveiro), S.Bernardino (Peniche), e São José (Viseu). Estes centros destinados ao acolhimento de menores entre os 12 e os 16 anos que tenham cometido crimes, não terão localização e condições estruturais adequadas, nem capacidade de redimensionamento.
Em declarações à a Lusa, o secretário de Estado Adjunto do Ministro da Justiça, Conde Rodrigues explicou que melhoramento da rede passa por deslocar alguns centros, construir outros e investir na formação profissional para a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Segundo Conde Rodrigues, a decisão política ainda não está tomada porque tem de ser coordenada com outras entidades que possam vir a aproveitar os equipamentos.
No estudo, adiantou, foi pedida uma avaliação do modelo territorial existente. "Se queremos centros maiores e de melhor qualidade, com menos custos importa avaliar as conclusões e articular com o ministério do Trabalho e Solidariedade Social", disse.
Segundo Conde Rodrigues, há a possibilidade de alguns centros educativos poderem vir a ser convertidos em centros de acolhimento de jovens que não têm uma medida tutelar educativa.
É o caso dos centros de Castelo Branco, Elvas, Aveiro e Viseu, espaços que, de acordo com o governante, poderão ser usados pela Segurança para acolhimento de jovens. Assim, os 590 funcionários dos centros educativos a encerrar, frisou, poderão reforçar os centros que aumentarão a capacidade, não estando também excluída a hipótese de transitarem para o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.

0 Responses to “Cinco Centros Educativos de reinserção devem fechar”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML