Professores mais faltosos terão mais trabalho depois das aulas
0 Comments Published by . on domingo, junho 11, 2006 at 12:14 da manhã.Os professores que menos faltaram ao longo do ano lectivo serão beneficiados pelos conselhos executivos na distribuição do trabalho que tem de ser realizado nas escolas após terminarem as aulas, determinou o Ministério da Educação.
Numa carta enviada hoje aos conselhos executivos pelas Direcções Regionais de Educação, a tutela dá às escolas orientações a nível da distribuição de tarefas como a supervisão de exames e os trabalhos de preparação do próximo ano lectivo.
A ideia é que os conselhos executivos "tenham em consideração a assiduidade e a sobrecarga de trabalho que alguns docentes tiveram ao longo do ano lectivo", beneficiando-os em relação aos mais faltosos.
Na prática, os professores mais assíduos ficarão menos sobrecarregados de trabalho do que os outros, o que significa que terão de ir menos vezes à escola, depois de acabarem as aulas.
O ministério justifica esta orientação com o facto de alguns professores faltarem ao longo do ano ao abrigo de um artigo do Estatuto da Carreira Docente que permite justificar a ausência, desde que a mesma seja descontada no período de férias.
"O docente que já gozou parte dos seus dias de férias ao longo do ano não pode voltar a usufruir de uma situação de facto cumulativa", alega o ministério, que determina, por isso, que a distribuição de tarefas deve sobretudo ser aplicada a estes professores.
Se a distribuição de trabalho que as escolas têm anualmente de realizar depois das aulas, que se prolonga durante todo o mês de Julho, fosse igualitária, isso constituiria, segundo a tutela, "uma manifesta injustiça para os docentes que procuraram ser assíduos às actividades lectivas", conclui o documento.
0 Responses to “Professores mais faltosos terão mais trabalho depois das aulas”