Marchas de Famalicão mobilizam 3.500 crianças
0 Comments Published by . on domingo, junho 11, 2006 at 12:06 da manhã."Está na hora de Santo António ajudar a salvar o ambiente". O lema foi lançado pelo jardim-de-infância da Serra, em Lousado. Tratando a temática da reciclagem e do meio ambiente, os meninos aproveitaram os plásticos para fazer as roupas do desfile. E, aliando o útil ao agradável, utilizavam chapéus de chuva, enfeitados com plásticos reaproveitados, para adornarem os trajes e, ao mesmo tempo, protegerem-se do sol.
As crianças destes e outros jardins de infância desfilaram ontem à tarde, nas ruas de Famalicão. As marchas antoninas infantis saíram à rua naquele que constitui um dos pontos altos das festas da cidade.
"Marchas Populares de Santo António" foi a temática lançada pela autarquia, à qual as instituições do ensino responderam apresentando coreografias, roupas e arcos a condizer.
"Aproveitamos os sacos de papel, os plásticos e fizemos a roupas", explicou ao JN a educadora Joana, do ATL de Pousada de Saramagos, que participou este ano pela primeira vez no desfile. "Ensaiamos uma coreografia e uma música das marchas populares e tratamos, também, o tema do ambiente", apontou, acrescentando que os alunos estavam "muito entusiasmados".
As marchas antoninas infantis trouxeram às ruas cerca de 3500 crianças de mais de meia centena de instituições do concelho, o que significa um aumento de participantes relativamente ao ano anterior.
Envolvidas num dia diferente, as crianças empenhavam-se não só nas coreografias mas salientando de forma orgulhosa os trajes que envergavam, feitos por si ou em colaboração com os pais. As roupas são, aliás, um dos aspectos que os meninos mais destacam. "O que eu gosto mais é da roupa", afirmava André Alexandre, de oito anos, da escola de Ávidos, atirando de imediato que esta não é a primeira vez que participa. "Nesta rua os nossos arcos brilham na perfeição. Feitos pelos nossos pais trazem um xi-coração", dizia um dos arcos empunhado pelas crianças que orgulhosamente se mostravam à cidade.
O desfile decorreu sobre os olhos atentos dos curiosos e de pais e avós que acorrem a ver e fotografar os familiares. "Já é costume acompanhar a minha filha", dizia uma mãe, frisando que "os miúdos adoram as marchas e o que mais gostam são as roupas" .
0 Responses to “Marchas de Famalicão mobilizam 3.500 crianças”