Sócrates lança centros de validação de competências
0 Comments Published by . on terça-feira, maio 30, 2006 at 7:25 da tarde.O primeiro-ministro, José Sócrates, lança na quarta-feira 122 novos centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), tendo em vista o cumprimento da meta do Governo de qualificar até 2010 cerca de um milhão de trabalhadores.
Os centros RVCC destinam-se a reconhecer a formação profissional e aprendizagem de adultos em áreas como as tecnologias de informação e comunicação, a matemática e a linguagem, fora do sistema escolar tradicional, permitindo a estes cidadãos obterem habilitações reconhecidas equivalentes ao 9º e 12º anos de escolaridade.
José Sócrates assinalará o lançamento dos 122 novos centros, que fazem parte do programa Novas Oportunidades, durante uma sessão que decorrerá no Centro de Formação Profissional da Indústria de Construção Civil e Obras Públicas do Sul (Cenfic), no Prior Velho, em Lisboa. Além do chefe do Governo, estarão também presentes na sessão – em que será assinado “um compromisso de missão” pelos directores dos novos centros –, os ministros da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, e do Trabalho e Solidariedade, Vieira da Silva.
De acordo com dados do Governo, a abertura dos novos 122 centros RVCC permitirá que se encontrem em funcionamento 220 centos de RVCC no final de 2006 – número que o executivo diz estar “acima da meta traçada” para este ano, no âmbito do programa Novas Oportunidades.
De acordo com os dados do Cenfic, a mão-de-obra que opera no ramo da construção civil atinge “aproximadamente meio milhão de trabalhadores, estando 50 por cento nas regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve”. Entre os 250 mil trabalhadores destas regiões do país, o Cenfic refere que 16.750 têm menos do que o quarto ano de escolaridade, cerca de 149 mil não possuiem o sexto ano e cerca de 46.500 não completaram o 9º ano de escolaridade.
No espaço de uma semana, José Sócrates participará pela terceira vez numa sessão integrada no programa Novas Oportunidades: a primeira aconteceu na semana passada nas Oficinas Gerais de Manutenção Aeronaútica (OGMA), que se destinou à formação de técnicos para a reparação de aeronaves.
A segunda aconteceu hoje no Ministério da Defesa, tendo em vista proporcionar a todos os elementos que passem pelas Forças Armadas habilitações equivalentes ao 12º ano de escolaridade. Na sessão que decorreu no Ministério da Defesa, o primeiro-ministro considerou o défice de qualificação dos portugueses como a questão mais grave que se coloca ao país e afirmou que as verbas do próximo quadro comunitário de apoio vão ser preferencialmente destinadas à formação profissional e melhoria da qualificação dos cidadãos.
0 Responses to “Sócrates lança centros de validação de competências”