Alunos da Ermida contra fecho de escola
0 Comments Published by . on sexta-feira, maio 12, 2006 at 5:19 da manhã.Os alunos escola EB 1 da Ermida, em Ronfe, e os pais, manifestaram-se, ontem, em frente à Câmara Municipal de Guimarães, contra o encerramento, no próximo ano lectivo, daquele estabelecimento de ensino, um dos cinco que deverão fechar no concelho por determinação do Ministério da Educação (ME).
Os pais aproveitaram a reunião quinzenal do executivo municipal para, mais uma vez, fazerem ouvir o seu desagrado pela decisão. "Não temos sido ouvidos pelas entidades responsáveis e temos perdido muito tempo nesta processo. Fechar a escola é um erro", afirmou Ludovina Dias, porta-voz dos pais.
Na base do descontentamento está o facto de a escola não se enquadrar nos princípios definidos pelo ME, ou seja, tem mais de 20 alunos e sucesso educativo. Por isso, os pais não entendem o fecho, lembrando que a mudança para a outra escola da localidade implica a travessia da estrada nacional 206, entre Guimarães e Famalicão, uma das mais movimentadas da região.
O assunto vai ser discutido na próxima segunda-feira, em Ronfe, numa reunião entre a Câmara de Guimarães e a Direcção Regional de Educação do Norte. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, António Magalhães, e colheu a satisfação dos pais que assistiram à reunião camarária. "A escola deve permanecer aberta", sustentou Rui Vítor Costa, do PSD, e a "a Câmara deve estar ao lado dos pais e da comunidade escolar", no entender de Salgado Almeida, da CDU.
António Magalhães lembrou que o problema foi criado por anteriores responsáveis da Associação de Pais, que propuseram o fecho da escola e a criação de um jardim infantil, e que os mesmos devem, agora, assumir essa responsabilidade. O problema maior, adiantou o autarca, é que já não deve estar previsto corpo docente para a escola, matéria que ultrapassa a Câmara".
Ao abrigo das disposições do ME, deverão fechar cinco escolas no concelho de Guimarães. Além da de Ronfe, a lista inclui a de Gominhães, de Casquinho (Silvares), Paraíso (Pevidém) e Calvário (Serzedelo).
0 Responses to “Alunos da Ermida contra fecho de escola”