Algarve avançado no reordenamento do 1º Ciclo
0 Comments Published by . on quinta-feira, maio 18, 2006 at 2:41 da manhã.A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, disse hoje em Faro que a região algarvia é a que se encontra mais avançada no que respeita à execução do programa de reordenamento da rede escolar do 1º ciclo.
"O processo no Algarve avançou mais rapidamente, aqui não há praticamente escolas a encerrar nesta fase", afirmou a governante, acrescentando que as novas escolas ou já foram construídas ou estão em processo de construção.
A titular da pasta da Educação falava aos jornalistas em Faro à margem do "Encontro nacional sobre estratégia para a requalificação da rede escolar", que hoje decorre no "Campus" da Penha.
Durante o encontro, onde participam autarcas de todo o país, serão analisadas as condições para que no próximo Quadro Comunitário de Apoio todas as regiões beneficiem do exemplo do Algarve, disse a ministra.
Admitindo que em outras zonas de país houve "falta de convergência de vontades" entre os responsáveis envolvidos no processo, Maria de Lurdes Rodrigues preferiu salientar o "bom exemplo" verificado no Algarve.
Ministra destaca "convergência política" no Algarve
"O Algarve foi uma região em que se verificou uma convergência política de todos os actores no sentido de resolver o problema da rede de escolas de 1º ciclo", considerou também a ministra.
Segundo dados fornecidos pelo Ministério da Educação, das 98 escolas previstas para encerrar ao abrigo do programa especial de reordenamento da rede escolar do 1º ciclo no Algarve, 48 já foram suspensas, prevendo-se que no próximo ano lectivo encerrem mais 16.
Os mesmos dados referem que antes da implementação do programa existiam na região 233 escolas do 1º ciclo, prevendo-se que no ano lectivo 2006/2007 existam 177 e que no final do programa sejam 173.
Maria de Lurdes Rodrigues afirmou ainda que o número aproximado de escolas sinalizadas para serem suspensas é de 1500, mas frisou que, até à abertura do ano lectivo, "está tudo em aberto", por se tratar de um trabalho "lento".
0 Responses to “Algarve avançado no reordenamento do 1º Ciclo”