Primeira universidade sénior de Loures já tem cem alunos
0 Comments Published by . on sexta-feira, janeiro 05, 2007 at 12:23 da manhã.
Aos 64 anos, Perpétua da Fonseca regressa à escola onde trabalhou. Mas desta vez como aluna. Inscrita na primeira Universidade Sénior de Loures nas disciplinas de Música, Inglês, Tai-Chi e Informática, esta antiga professora primária está "ansiosa por começar". E até inscreveu o marido "sem ele saber". As aulas começam hoje e já há cem alunos inscritos.
Reformada há cinco anos, Perpétua "estava a levar uma vida calma de mais". Casada e com um filho "já fora de casa", procura ocupar o tempo a "trabalhar na Misericórdia". Quando lhe perguntaram se poderia leccionar na Universidade Sénior, respondeu que não. E optou por inscrever-se como aluna. "Tenho a mesma força de vontade de antes, apesar de não ter a mesma frescura", acrescenta. Às escondidas, acabou por também inscrever o marido para "estimular o diálogo".
Escolheu Inglês, por "sentir necessidade" de aprender a língua. Quanto à Música, foi por curiosidade. E numa altura em que já ninguém vive sem computadores, "quer saber mais". Tai-Chi será "uma experiência". Mas também "gostaria de ter Dança e Culinária".
Perpétua foi professora primária durante 30 anos, tendo leccionado a maior parte da sua vida em Loures. Nos dois últimos anos no activo esteve na escola do bairro açoriano, o local onde passará a funcionar a Universidade Sénior. Agora como aluna, vê as diferenças. "Está com um tecto falso, um soalho novo, escadas mais largas, rampas para deficientes, para além de ter um pátio arranjado", declara.
Com arranque previsto para hoje, a universidade já conta com cem alunos. Destinada a pessoas com mais de 50 anos, os estudantes podem inscrever-se por disciplina, pagando oito euros de jóia e cinco de mensalidade. História, Geografia, Português, Inglês, Francês, Antropologia, Socorrismo, Artes Decorativas, Saúde, Tai-Chi e Informática são algumas das cadeiras.
A trabalhar em regime de voluntariado estarão sete elementos da Casa do Professor, 11 técnicos municipais, para além de quatro pessoas da comunidade. Maria Manuela Cardoso, da Casa do Professor, afirma que "os docentes estão no activo ou já são aposentados". E acrescenta: "As aulas serão de 50 minutos - excepto as de Artes Decorativas, que serão de duas horas e meia - e não haverá avaliação".
Num investimento de 40 mil euros, o projecto nasceu de uma parceria entre a autarquia e a Casa do Professor. O vereador responsável, António Pereira, afirma que poderá ser "alargado, com a criação de um pólo na Portela, Sacavém ou Moscavide".
0 Responses to “Primeira universidade sénior de Loures já tem cem alunos”