Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Crianças mais altas e mais pesadas do que há 25 anos


Um estudo morfo-funcional da criança vianense, recentemente editado em livro, indica que estas estão mais altas, em média, dez centímetros do que há 25 anos atrás. Um valor que as coloca acima da média nacional. O mesmo estudo indica que ao nível da percentagem de gordura corporal, 25% dos rapazes e 18% das raparigas, aos dez anos, encontram-se em risco de obesidade.
Segundo este estudo desenvolvido pelo Laboratório de Desenvolvimento Motor, do Departamento de Motricidade da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, os rapazes são mais altos entre os 6 e os 10 anos, mas esta diferença vai-se esbatendo progressivamente, ao longo da idade até que aos dez anos e meio as raparigas passam a ser mais alta.

Mais dez centímetros
Segundo os autores do estudo, esta constatação pode ficar a dever-se ao início do salto pubertário nas meninas. Os dados recolhidos permitem registar um crescimento médio de dez centímetros em 25 anos.
As crianças vianenses pesam, também mais, actualmente que há duas décadas e meia. Para o conjunto das crianças testadas 26% dos rapazes e 30,9% das raparigas apresentaram um peso acima do valor ideal para a sua altura, sendo que foram identificados com sinais de obesidade 6,8% dos meninos e 8,2% das meninas.
O documento esclarece que a percentagem de raparigas com excesso de peso sofre uma diminuição ligeira ao longo da idade, acontecendo o fenómeno inverso aos rapazes, sendo que a partir dos nove anos parece existir um abrandamento ou mesmo estabilização. Mesmo assim, e aos dez anos de idade, encontram-se sob risco 25% dos rapazes e 18% das raparigas.
O estudo morfofuncional da criança vianense, agora editado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, teve como investigadores principais, Luís Paulo Rodrigues, César Sá, Pedro Bezerra e Linda Saraiva, da Escola Superior de Educação e desenvolveu-se no terreno, depois de um período experimental de um ano, entre 1997 e 2000.

0 Responses to “Crianças mais altas e mais pesadas do que há 25 anos”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML