Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Assembleia Municipal de Aveiro aprova Carta Educativa que prevê fechar 39 escolas

A Assembleia Municipal de Aveiro aprovou ontem a Carta Educativa do concelho, que prevê o encerramento de 39 das 53 escolas existentes e a construção de 13 novas escolas, além da reabilitação de algumas das actuais.
Apenas o PCP votou contra o documento, por prever o recurso a capitais privados na renovação do parque escolar.
O PS justificou o voto favorável à proposta da maioria PSD/CDS reivindicando para a anterior câmara socialista os méritos da sua elaboração.
Partindo das 53 escolas existentes, a Carta Educativa aposta na concentração em 24 centros educativos dos vários níveis de ensino.
A educação pré-escolar é agrupada com o primeiro ciclo e é definida uma tipologia de escolas com o mínimo de quatro salas de 1º ciclo e duas de pré-escolar, para acabar com os desdobramentos ou com os vários níveis de ensino na mesma sala.
Todos os núcleos escolares são contemplados com apoios de refeitório, ginásio, área para prolongamento, biblioteca e sala de professores.
Em termos gerais é reduzido o número de edifícios escolares disseminados e isolados, mas fica assegurado pelo menos uma escola por cada freguesia.
Dez milhões de euros para a construção de novos equipamentos
Num plano que tem um horizonte de oito anos, são destinados cerca de dez milhões de euros para a construção de novos equipamentos e 1,7 milhões de euros para obras de ampliação.
Para o seu financiamento, o vereador responsável pela Educação, Pedro Ferreira, admitiu o recurso a parcerias público-privadas, prevendo entregar a empresas a construção e manutenção dos edifícios, mediante o pagamento de rendas diferidas no tempo por parte da autarquia, bem como a alienação de alguns dos edifícios a desactivar. Quanto a estes, garante Pedro Ferreira, "nenhuma escola será desactivada sem opções de transporte e clara melhoria das condições de ensino".
Segundo o levantamento que serviu de base à Carta Educativa, o actual parque escolar tem escolas em mau estado de conservação e outras em boas condições, mas assiste-se a um aproveitamento de espaços inapropriados, nomeadamente refeitórios em salas devolutas e átrios, salas em áreas exteriores encerradas e pré -fabricados para ocupação de tempos livres, além de muitas salas de aula que ser vem diferentes escolaridades.
Verifica-se também a tendência para a sobrelotação das escolas nos maiores centros urbanos, enquanto nas áreas limítrofes do Concelho se regista um decréscimo de ocupação.

0 Responses to “Assembleia Municipal de Aveiro aprova Carta Educativa que prevê fechar 39 escolas”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML