Ministra da Educação desvaloriza segundo exame de Física e Química
0 Comments Published by . on quarta-feira, julho 19, 2006 at 2:34 da tarde.A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, classificou ontem à noite como "coisa mínima" a "segunda oportunidade" dada aos alunos do programa novo de Física e Química em que tentam melhorar a nota de acesso ao Ensino Superior.
"Dei-lhes uma segunda oportunidade. É uma coisa mínima, em apenas duas provas, num ano excepcional em que temos quase 60 exames", disse Maria de Lurdes Rodrigues em Gaia, à margem de um debate organizado pelo PS/Porto.
Para a ministra, "os alunos de Física e Química do programa novo estavam realmente prejudicados", em relação aos seus colegas do programa antigo, num "ano problema" em que coincidem exames de diferentes reformas.
A polémica começou na semana passada com as provas de Química e Física, nas quais associações de pais e professores alegam que existiam erros, e em que as médias foram de 6,9 e 7,7, respectivamente, muito inferiores às do ano passado.
O Ministério da Educação decidiu então permitir uma repetição da prova aos alunos que realizaram os exames nacionais de Química e de Física, mas sem que tenham de ir à segunda fase do Ensino Superior, em Setembro.
De acordo com a lei, qualquer aluno do 12º ano pode repetir um exame na segunda fase, por ter reprovado na primeira ou por pretender melhorar a nota, mas se o fizer fica automaticamente obrigado a concorrer apenas à segunda fase de acesso ao Ensino Superior, em Setembro.
Esta excepção gerou polémica entre pais, alunos, sindicatos e partidos, que a consideram discriminatória e exigem a aplicação do mesmo critério a todas as disciplinas, já negada pelo Governo.
A ministra da Educação afirmou ontem, em Lisboa, que irá ao Parlamento amanhã dar explicações sobre a forma como decorreram os exames no Ensino Secundário, mas recusou a possibilidade de todos os exames serem repetidos. "Está fora de causa repetir todos os exames", afirmou a ministra, que apelou à calma e serenidade "porque os exames estão ainda a decorrer".
"É importante que o país discuta os exames, mas não no sentido de os colocar em causa", afirmou a ministra, que vai amanhã ao Parlamento participar num debate de urgência, pedido pelo PSD.
0 Responses to “Ministra da Educação desvaloriza segundo exame de Física e Química”