Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


"Ranking" das escolas beneficia dos apoios

Até que ponto os "rankings" das escolas secundárias reflectem o trabalho feito pelos professores dos estabelecimentos oficiais ou acabam por revelar o trabalho desenvolvido por explicadores e centros de explicações?
Esta é uma das questões que orientou o trabalho de investigação do Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro. Do questionário feito aos alunos da quatro escolas secundárias da região, ficou-se a saber que o esforço financeiro feito pelas famílias parece ser compensatório. Questionados sobre o impacto das explicações no sucesso escolar, 95% dos estudantes afirmaram que o tempo e dinheiros gastos contribuíram para os resultados obtidos.
"É nítido que da parte dos utilizadores há uma percepção de que o recurso a explicações é algo de útil", referiu Alexandre Ventura. Contudo, como fez notar, esta realidade põe por terra o ideal de uma educação para todos. "A equidade e democraticidade do sistema educativo são postas em causa, porque o acesso a este apoio pedagógico exterior à escola constitui um factor de diferenciação", referiu.
A este passo, António Neto-Mendes, outro dos investigadores envolvidos no estudo, utilizou uma imagem do mundo do desporto para retratar o universo das aulas privadas. "As explicações têm dois campeonatos o do desporto de manutenção, para manter as notas na positiva, e o da alta competição, em que se pretende atingir as classsificações mais elevadas", referiu.
A corrida às vagas para cursos socialmente bem cotados, como Medicina e Arquitectura, veio aumentar qualitativamente a procura das explicações. A luta pelas maiores médias exige um grande investimento em explicações, o que, logo à partida, reserva o acesso aos cursos mais desejados a um número limitado de estudantes do Secundário. "A existência de exames finais potencia a procura de explicações. Não sabemos, por exemplo, até que ponto a recente introdução de exames no 9.º ano não terá vindo a aumentar ainda mais a procura de aulas particulares", realçou António Neto-Mendes. A influência dos exames na procura de explicações é também patente no crescente número de explicadores para as áreas de Matemática, Física e Química, desta feita para estudantes de diversos cursos do Ensino Superior.

0 Responses to “"Ranking" das escolas beneficia dos apoios”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML