Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Presidente diz que são precisas mudanças nas escolas

O Presidente da República, Cavaco Silva, salientou hoje que são necessárias mudanças nas escolas e no sistema de ensino, apelando a que se “deixe actuar” a ministra da Educação para tentar aumentar a qualidade no sector.
“Deixemos a ministra da Educação actuar com a experiência e as competências que tem para ver se aumenta a qualidade no nosso sistema educativo”, afirmou Cavaco Silva, questionado pelos jornalistas sobre a violência nas escolas, durante uma audiência com alunos e professores de escolas do Montijo integrados num projecto de cidadania.
Na segunda-feira, professores encerraram a Escola Básica 1 São Gonçalo, em Lisboa, depois de uma docente ter sido agredida sexta-feira pelos pais de um aluno.
“São situações lamentáveis, como é óbvio. É uma demonstração de que é preciso fazer mudanças nas escolas, no sistema de ensino”, afirmou, sublinhando que “existem vários relatórios internacionais que demonstram a ineficiência” do sistema educativo em Portugal.
Cavaco Silva recordou que, no seu discurso de posse no Parlamento, a 9 de Março, elegeu a qualificação dos recursos humanos como um dos cinco grandes desafios que Portugal enfrenta.
O Presidente da República recebeu hoje em Belém um grupo de seis alunos de três escolas do Montijo integradas num projecto, “Escola da Cidadania”, vocacionado para acções de voluntariado, formação e associativismo, envolvendo a Câmara Municipal e várias associações locais.
A audiência não decorreu em nenhuma sala fechada mas transformou-se numa visita guiada pelo Palácio de Belém, com o chefe de Estado a fazer de cicerone.
Enquanto seguia para os jardins do Palácio de Belém, o chefe de Estado aproveitou para sublinhar que hoje, feriado municipal em Lisboa, não é dia de descanso para o Presidente da República.
“Aqui não é feriado, porque o Presidente da República é Presidente de todo Portugal, não é só de Lisboa”, frisou. No final, os visitantes gostaram da audiência e mostraram-se surpreendidos com o seu “guia".
“Via o cargo com uma carga muito formal. O Presidente tem uma abordagem muito descontraída. Conheci pela primeira vez o Palácio de Belém com o melhor guia que poderia ter tido”, elogiou António dos Santos Nunes, aluno do 12º ano da Escola Secundária Jorge Peixinho, no Montijo.
António é presidente da assembleia municipal de jovens, um dos projectos integrados na “Escola da Cidadania”, e que reúne representantes de todos os estabelecimentos de ensino do concelho.
“Não temos poder deliberativo mas os nossos pareceres podem influenciar a tomada de decisão”, disse, sublinhando que nesta assembleia já foram discutidos temas como os transportes, a rede escolar, o aborto ou a manipulação genética.
O Presidente da República quis saber se esta assembleia respeita a paridade – depois de ter vetado a lei que pretendia impor como regra a quota de um terço de mulheres nas listas eleitorais – e deixou uma sugestão para um próximo tema a debater: a inclusão social.

0 Responses to “Presidente diz que são precisas mudanças nas escolas”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML