Escola de Saúde oferece rastreios
0 Comments Published by . on domingo, junho 18, 2006 at 4:23 da manhã."Se calhar foi o jogo da Selecção que me pôs a tensão arterial assim", exclamava Hirondina Teixeira, surpresa com os resultados que apresentavam a sua tensão arterial um pouco elevada. "Não dói nada e, depois vemos estes resultados", apontava depois de verificar os níveis de colesterol e glicemia terem-se apresentado um pouco elevados. Para terminar a realização de todos os rastreios da feira "Saúde de todos nós" faltava a Hirondina realizar o electrocardiograma e a podologia.
A iniciativa é organizada pela Associação Académica da Escola Superior de Saúde do vale do Ave em parceria com a autarquia, decorre na Praça D. Maria II e termina hoje.
Dinamizar os cursos e mostrar a sua funcionalidade foi o objectivo do certame que desde sexta-feira permite que os famalicenses façam rastreios gratuitos ao colesterol, diabetes, tensão arterial, coração e podologia. Só no primeiro dia foram atendidas cerca de cem pessoas. No entanto, esperam, no total dos três dias atenderem uma média de 500 pessoas.
Maria Augusta faz parte dessa contagem. Com 73 anos e uma prótese na anca argumenta com os futuros enfermeiros, que lhe chamam a atenção para o excesso de peso, que a prótese também pesa. "Eu tenho tido em atenção e, tenho perdido banha, mas o peso mantém-se", explicava ao JN enquanto fazia o rastreio ao colesterol, aspecto com o qual também se preocupa.
"Tudo alto", dizia Alberto Castro, enumerando que os níveis de colesterol estão elevados, os níveis de açúcar no sangue também. "Tenho de ter cuidado com a alimentação", alegava, assumindo que irá cumprir o conselho dos estudantes.
Os rastreios são realizados por estudantes das várias áreas da ESSVA, que referiram a importância da iniciativa também para eles. "Podemos contactar com as pessoas e ajudá-las e, isso é uma mais valia para nós", explicava Sofia Torres do 2º ano do curso de Análises Clínica se Saúde Pública.
0 Responses to “Escola de Saúde oferece rastreios”