Alunos dão explicações aos colegas em escola de Viana
0 Comments Published by . on sábado, junho 17, 2006 at 8:08 da tarde.
A Escola Secundária de Monserrate, em Viana do Castelo, tem em funcionamento um Centro de Auto-Aprendizagem Assistida, já distinguido internacionalmente pelo êxito no combate ao insucesso escolar.
Neste projecto, 15 alunos do 11º e do 12º anos dão explicações e tiram dúvidas a alunos de anos de escolaridade mais baixos, a troco de "praticamente nada", disse Artur Moranguinho, presidente do Conselho Executivo, à Agência Lusa. Embora possam ter "uma ou outra benesse na papelaria ou em termos de refeição", acrescentou.
"Quando os alunos monitores conseguem dissipar as dúvidas, tudo bem, assunto resolvido. Quando não o conseguem, temos também sempre disponível um professor para ultrapassar o problema", explicou.
O projecto desenvolveu ainda, no últimos três anos, uma plataforma "e-learning", cujo software, como sublinhou Artur Moranguinho, "foi reconhecido" pela Unidade de Missão do Ministério da Educação".
"Há pastas para quem se quer preparar para um exame, para quem precisa de fazer um trabalho sobre temas tão diversos como sexualidade ou política ou simplesmente para quem não encontra nos manuais a linguagem clara que desejaria para assimilar a matéria", disse ainda o responsável.
Este é um dos dez casos de êxito no combate ao insucesso e abandono escolares que compõem o "Guia de Experiências Inovadoras", que será apresentado, segunda-feira, em Barcelona.
O guia resulta de um trabalho desenvolvido desde 2005 pelos participantes no projecto "Youtrain - Novos desafios da formação de jovens na sociedade de conhecimento", que envolve centros de investigação de Espanha, Portugal, Reino Unido, Roménia e Austrália.
Neste projecto, 15 alunos do 11º e do 12º anos dão explicações e tiram dúvidas a alunos de anos de escolaridade mais baixos, a troco de "praticamente nada", disse Artur Moranguinho, presidente do Conselho Executivo, à Agência Lusa. Embora possam ter "uma ou outra benesse na papelaria ou em termos de refeição", acrescentou.
"Quando os alunos monitores conseguem dissipar as dúvidas, tudo bem, assunto resolvido. Quando não o conseguem, temos também sempre disponível um professor para ultrapassar o problema", explicou.
O projecto desenvolveu ainda, no últimos três anos, uma plataforma "e-learning", cujo software, como sublinhou Artur Moranguinho, "foi reconhecido" pela Unidade de Missão do Ministério da Educação".
"Há pastas para quem se quer preparar para um exame, para quem precisa de fazer um trabalho sobre temas tão diversos como sexualidade ou política ou simplesmente para quem não encontra nos manuais a linguagem clara que desejaria para assimilar a matéria", disse ainda o responsável.
Este é um dos dez casos de êxito no combate ao insucesso e abandono escolares que compõem o "Guia de Experiências Inovadoras", que será apresentado, segunda-feira, em Barcelona.
O guia resulta de um trabalho desenvolvido desde 2005 pelos participantes no projecto "Youtrain - Novos desafios da formação de jovens na sociedade de conhecimento", que envolve centros de investigação de Espanha, Portugal, Reino Unido, Roménia e Austrália.
0 Responses to “Alunos dão explicações aos colegas em escola de Viana”