Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Bedeteca abriu com enchente de 100 leitores

Dezenas de carrinhos de bebés, brinquedos, alguns choros e muitos sorrisos. Quase uma centena de crianças impacientes e pais ansiosos por ver o que se escondia por detrás da porta que diz "Secção Infantil". Lá dentro escondia-se a recém-inaugurada Bebeteca da Biblioteca Municipal de Ílhavo, um espaço dedicado aos mais novos e que pretende promover o contacto com os livros e estimular o gosto pela leitura.
Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, considera fundamental que as crianças tenham logo desde cedo contacto com este meio, incentivando os pais a trazerem os filhos à Bebeteca. "Tivemos esta ideia maluca de criar um espaço para a rapaziada mais nova. É uma estratégia para aliciar os cidadãos desde que nascem para usarem este espaço de convívio com os livros e a leitura", disse Ribau Esteves, na sessão inaugural da Bebeteca, que contou com a presença barulhenta de mais de 100 crianças.
Nesse dia estava previsto a realização de um espectáculo de poesia sensorial, criado especialmente para os bebés. Mas os mais novos não pareciam estar muito interessados na poesia e obrigaram os dois artistas convidados a um esforço redobrado, para que todos pudessem ver e ouvir o espectáculo.
A Beatriz, ou melhor, Bia, como faz questão de ser chamada, era uma das muitas crianças que estavam mais interessada s em brincar em cima do crocodilo que serve também de tapete. "Eles falam muito baixo. Trouxe esta boneca e prefiro estar aqui a brincar", diz a futura utilizadora da Bebeteca, de apenas três anos. A mãe de Beatriz aplaude a iniciativa da autarquia e garante que será uma visitante assídua. "Ela gosta muito de livros e de jogos. Já pude ver que as estantes estão cheias dessas coisas, por isso tenho certeza que ela se vai divertir bastante aqui", diz Maria do Carmo Silva.
Já a pequena Maria João, de apenas seis meses, não resistiu a tirar um soneca enquanto decorria o espectáculo . "Pelos vistos ela estava a ouvir o que eles diziam e conseguiram pô-la a dormir", diz a mãe, Joana Fernandes. Apesar da filha ter apenas seis meses, a mãe da pequena Maria João diz que se tiver tempo faz "questão de a trazer cá bastantes vezes. É bom que eles comecem logo a habituar-se a este meio, dos livros e da leitura".
A Bebeteca destina-se a crianças até aos três anos e está aberta de segunda a sexta-feira, das 17 às 18.30 horas.

0 Responses to “Bedeteca abriu com enchente de 100 leitores”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML