Portugal ganha em Ciências mas perde no resto
0 Comments Published by . on quarta-feira, maio 17, 2006 at 3:23 da manhã.
A Comissão Europeia instou os Estados-membros a esforçar-se mais por atingir os objectivos da Estratégia de Lisboa em matéria de educação e formação. O relatório anual sobre progressos para os objectivos traçados em 2000 classifica-os como moderados ou escassos na maioria dos critérios de referência. Portugal apresentar dos resultados mais pobres em vários.
Entre os cinco critérios de referência, há progressos reais no objectivo de aumentar em 15%, entre 2001 e 2010, ou 1,6% ao ano, o número de licenciados em matemática, ciências e tecnologia, entre 2001 e 2010. A UE cresceu em média 4,6% entre 2001 e 2002. Portugal supera-a (7,6%). Mas, nos restantes critérios, fica bem abaixo.
Quanto ao abandono escolar, a UE quer baixar para menos de 10% a percentagem de jovens (18 aos 24 anos) que abandona os estudos antes de concluir o secundário. Mas a média europeia, em 2004, foi de 15,9% e Portugal foi o pior 39,4%. Portugal tem uma das mais baixas participações dos adultos na aprendizagem ao longo da vida. Com 4,8%, contra a média europeia de 9,4%.
A União quer que pelos menos 85% dos cidadãos entre os 20 e 24 anos completem o ensino secundário. Em 2004, a média na UE era de 76,4%. Portugal teve o segundo pior registo, atrás de Malta, com 49%. A "Agenda" visa baixar para 15,5%, em 2010, a percentagem de jovens de 15 anos com baixo aproveitamento em leitura. Em 2003, era de 19,8% em média e de 22% em Portugal.
Entre os cinco critérios de referência, há progressos reais no objectivo de aumentar em 15%, entre 2001 e 2010, ou 1,6% ao ano, o número de licenciados em matemática, ciências e tecnologia, entre 2001 e 2010. A UE cresceu em média 4,6% entre 2001 e 2002. Portugal supera-a (7,6%). Mas, nos restantes critérios, fica bem abaixo.
Quanto ao abandono escolar, a UE quer baixar para menos de 10% a percentagem de jovens (18 aos 24 anos) que abandona os estudos antes de concluir o secundário. Mas a média europeia, em 2004, foi de 15,9% e Portugal foi o pior 39,4%. Portugal tem uma das mais baixas participações dos adultos na aprendizagem ao longo da vida. Com 4,8%, contra a média europeia de 9,4%.
A União quer que pelos menos 85% dos cidadãos entre os 20 e 24 anos completem o ensino secundário. Em 2004, a média na UE era de 76,4%. Portugal teve o segundo pior registo, atrás de Malta, com 49%. A "Agenda" visa baixar para 15,5%, em 2010, a percentagem de jovens de 15 anos com baixo aproveitamento em leitura. Em 2003, era de 19,8% em média e de 22% em Portugal.
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