Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Centros educativos em Mértola contra escolas isoladas

O município alentejano de Mértola (Beja) vai transformar cinco escolas do ensino básico em centros educativos com condições para receber os alunos de outras 12 escolas, que o Ministério da Educação pretende encerrar no concelho.
O presidente da Câmara Municipal de Mértola, Jorge Pulido Valente, explicou hoje à Lusa que o projecto, integrado no reordenamento da rede escolar do concelho, pretende “criar centros educativos como alternativa às escolas rurais isoladas”.
Neste sentido, irão ser beneficiadas as escolas do primeiro ciclo do ensino básico das freguesias rurais de Algodor, Mina de São Domingos, Penilhos, São Miguel do Pinheiro e Santana de Cambas. “Trata-se de intervenções de ampliação e requalificação destas escolas, transformando-as em centros educativos com condições para acolher os alunos de outras 12 escolas, que o Ministério da Educação pretende encerrar no concelho”, precisou.
De acordo com o autarca, o projecto irá dotar as escolas com salas de aulas mais amplas, infra-estruturas, equipamentos e recursos pedagógicos para desenvolver actividades extracurriculares e refeitórios para assegurar a alimentação das crianças deslocadas.
Segundo Jorge Pulido Valente, a autarquia já recebeu “luz verde” da Direcção Regional de Educação do Alentejo para avançar com a criação dos centros educativos, que “há dois anos aguardavam a aprovação” daquela instituição.
“Em breve serão lançados os concursos públicos para o arranque das obras no início do próximo ano”, adiantou, acrescentando que a autarquia só aceitou que o ministério avançasse com o fecho previsto de 12 escolas do concelho no ano lectivo de 2007/2008, altura em que os centros educativos já deverão estar a funcionar.
Reconhecendo que o projecto, orçado em 1,7 milhões de euros, representa um “enorme esforço financeiro para a autarquia”, Jorge Pulido Valente adiantou ainda que o município pretende candidatar parte da verba a fundos comunitários.

0 Responses to “Centros educativos em Mértola contra escolas isoladas”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML