Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Definidas 800 escolas de acolhimento

Um total de 800 escolas de acolhimento receberam ou vão receber melhoramentos tendo em vista a sua utilização, já no próximo ano lectivo, pelos alunos cujos estabelecimentos de ensino vão ser encerrados. Estas intervenções implicam uma comparticipação de 2,4 milhões de euros do Ministério da Educação, mais de metade dos quais para o Norte. Já foi entregue quase um milhão de euros.
Os números, que constam de um "pacote de novos financiamentos e incentivos" para o 1.º ciclo, divulgado ontem pelo Ministério da Educação, apanharam de surpresa António José Ganhão, responsável pelo pelouro da Educação na Associação Nacional de Municípios Portugueses. Contactado pelo DN, este responsável considerou que "o somatório das 800 escolas acolhedoras pode significar que mais de 1500 escolas serão encerradas". E que, para o ME fazer este balanço, é porque "a decisão está tomada e pressupõe o acordo dos municípios". Mais: "Estes números significam seguramente que as autarquias protocolizaram com as DRE e estão a receber os fundos, para que as obras estejam concluídas até Agosto", afirmou.
Segundo o documento do ministério, a área abrangida pela Direcção Regional da Educação do Norte (DREN) recebe 1,5 milhões, cabendo 631 500 euros à região Centro, 142 mil a Lisboa e cerca de 146 mil ao Alentejo, Algarve e ilhas.
António José Ganhão lembrou que "já era sabido que a maioria das escolas a encerrar seriam no Norte e Centro do País". No entanto, frisou que, se a verba orçamentada é de 2,4 milhões de euros, isso "significa que as melhorias a efectuar nessas escolas não são substanciais".
A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, admitiu há meses a hipóteses de encerrarem já este ano cerca de 1500 primárias, de um total de 4500 "escolas do insucesso" (com menos de 20 alunos ou condições e resultados negativos) a fechar até 2009. Porém, garantiu que isso só aconteceria se fossem reunidas "todas as condições" para a transferência dos alunos. Não só as melhorias nas escolas de acolhimento - uma solução transitória, antes da construção de centros escolares integrados -, como o transporte diário dos estudantes para os novos locais.

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