Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Estudantes na rua contra o Processo de Bolonha

"Este Governo não tem educação". Esta foi a palavra de ordem que mais se ouviu durante a manifestação promovida pela Associação Académica de Coimbra (AAC) que percorreu algumas artérias da cidade e se prolongou pela noite de anteontem, com um espectáculo na Praça 8 de Maio.
O objectivo principal dos estudantes era contestar o Processo de Bolonha, uma vez que consideram que está a ser mal gerido pelo Executivo. Fernando Gonçalves, presidente da AAC, referiu que "o Governo não sabe o que anda a fazer, não só porque as directivas não são uniformes mas também porque vai prejudicar ainda mais os estudantes e algumas universidades".
O processo está a ser implementado autonomamente por cada universidade e politécnicos do país, o que leva a que, por exemplo, em Lisboa haja uma licenciatura em Direito de três anos e em Coimbra de quatro. Quanto aos mestrados, o presidente da academia salientou que "as propinas já são elevadas durante as licenciaturas, as de mestrado são insustentáveis para a esmagadora maioria dos estudantes".
Este ano, em Coimbra, já vão avançar duas licenciaturas com base no Processo de Bolonha - Psicologia e Engenharia Informática -, o que incomoda quem já anda a tirar o curso porque se questiona sobre a qualidade do ensino e sobre as perspectivas futuras para arranjar um emprego, dado que grande parte dos desempregados em Portugal são licenciados em cursos com um grau de qualidade muito elevado.
O protesto não se cingiu só a Bolonha. Os universitários salientaram, mais uma vez, a questão das propinas, realçando que "só este ano já abandonaram os estudos largas dezenas de estudantes por não conseguirem pagar todas as despesas".
A manifestação teve início no Largo D. Dinis (perto das escadas monumentais) e acabou com um bloqueio à Ponte de Santa Clara que teve de encerrar ao trânsito durante cerca de 15 minutos. Aí as palavras soaram mais alto, deixando a mensagem clara ao primeiro-ministro "Sócrates escute, os estudantes estão em luta."

0 Responses to “Estudantes na rua contra o Processo de Bolonha”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML