Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Alunos do 9º ano lembraram Abril encenando emigração

Um grupo de alunos da Escola EB 2,3 Padre Joaquim Flores, da freguesia de Revelhe, em Fafe, levou, ontem, à cena uma forma diferente de ver o 25 de Abril. Durante todo o dia, quem passou pelo Estúdio Fénix pode ver um espectáculo musical, poético e dramático, todo ele interpretado por alunos do 9º ano. "O projecto teve quatro componentes fundamentais. Uma multimédia visual forte e outra musical, pequenas dramatizações e poesia", explicou João Pereira, professor de História.
Fruto de um trabalho multidisciplinar, o trabalho teve como primeiro objectivo "ligar a escola à História", porque, para o docente, "quando se fala de História, os alunos pensam que se fala de coisas que já aconteceram há muitos anos e que não tem nada a ver com eles. Neste caso, o 25 de Abril não foi assim há tanto tempo".
O projecto foi erguido ao longo de quatro meses e no período pós-lectivo, o que levou professores e alunos a despenderem muito do seu tempo livre, o que, para João Pereira, faz "com que os alunos percebam que a escola não se limita à sala de aula e que pode ter uma envolvência muito maior".
Entre palavras de Manuel Alegre, Mia Couto, Fernando Namora e os acordes de Paulo de Carvalho e Zeca Afonso, ilustrando a emigração e a guerra colonial, os alunos ficaram a saber mais.
"É bom mostrarmos aos nossos colegas a importância que teve o 25 de Abril para a nossa vida, hoje em dia, e aquilo que os nossos pais e avós passaram antes da revolução", afirmou, ao JN, Filipa Peixoto, de 15 anos.
Para aquela jovem, este tipo de iniciativas ajudam na formação escolar, uma vez que é "uma boa forma para aprender a matéria escolar sem ser maçudo e, ao representar, fica-se a conhecer melhor as situações que se passaram na época".
Já Josué Costa, com 14 anos, gostou de participar na peça e conseguiu juntar o útil ao agradável. "Antes de participar nesta peça, tinha uma ideia vaga do que foi o 25 de Abril mas, agora, já temos uma ideia formada e de maneira diferente, mais divertida". Todos os participantes saíram do Fénix com a certeza de que assim, "é mais divertido aprender".

0 Responses to “Alunos do 9º ano lembraram Abril encenando emigração”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML