Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Universitários têm aulas no Second Life

O mundo virtual do Second Life já chegou às salas de aula na Universidade do Porto. Paulo Frias, professor responsável pelo projecto desenvolvido no âmbito da disciplina Hipermedia e Estruturas Narrativas, do curso de Ciências da Comunicação, acredita que "o 'Second Life' tem-se transformado num ambiente mais mimético da vida real, embora continue a ter elementos que o tornam único e virtual a não aplicação de leis da física como a gravidade, a ausência de sistemas de governação consolidados".
A transposição deste mundo para a Educação permite tornar as aulas mais participativas menos expositivas. "A ideia das aulas resultou da minha experiência pessoal anterior em Second Life e do meu interesse por ambientes sociais online. Achei que poderia ser uma excelente oportunidade utilizar este ambiente em contexto educativo", sublinhou Paulo Frias, em declarações à Agência Lusa. Professor e alunos encontram-se no Second Life - ainda que estejam no mesmo espaço físico na vida real - num ambiente mais informal. Estes encontros substituem as aulas "tradicionais". Assim, é neste mundo virtual que se discutem temas relacionados com os conteúdos da disciplina.
Para já, as aulas continuam a ser dadas nas salas da Universidade do Porto e num horário definido. Contudo, em aulas com convidados noutro fuso horário ou mesmo para participar em eventos e assistir a conferências, professor e estudantes poderão ter de se encontrar "a horas menos próprias" no universo virtual.

0 Responses to “Universitários têm aulas no Second Life”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML