Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Rastreio da tuberculose abrange 300 alunos

A identificação de mais três casos de tuberculose na Escola Básica (EB) do 2.º e 3.º ciclos da Trafaria, concelho de Almada, vai obrigar ao alargamento do rastreio a todos os alunos daquele estabelecimento de ensino, disse ao JN a delegada de saúde de Almada.
Uma situação que, de acordo com Fátima Dias, deverá acontecer na segunda quinzena deste mês. Para já, sublinhou aquela responsável , "vamos terminar a primeira fase de rastreios". Garantiu ainda que os três casos detectados recentemente "não têm o mesmo grau de contagiosidade do primeiro" identificado a uma professora, em Novembro do ano passado.
Relativamente à fase inicial, que engloba os 82 alunos das quatro turmas que estiveram em contacto com a docente - que deverá ficar de baixa seis meses - "importa repetir os exames a 60", o que acontece sempre que, como explica a delegada de saúde, "as análises apresentam resultados negativos".
Além dos dois professores e de uma funcionária a quem foi diagnosticada tuberculose - que também já se encontram de baixa e a serem medicamentados - "há ainda três crianças, que tiveram em contacto com o vírus mas que não têm a doença. Porém, estão a ser devidamente medicadas", refere Fátima Dias.
Contactada pela JN, uma responsável da escola da Trafaria, que integra cerca de 300 alunos, explicou que as "aulas estão a decorrer normalmente". Aquela docente acrescentou que o problema foi detectado aos dois professores "durante as férias de Natal" e que a funcionária afectada "há mês e meio que não se encontra na escola".
A situação, fez questão de salientar "está controlada e o rasteio em curso é perfeitamente normal". Os pais também já foram informados de toda a situação.
Os 82 alunos das quatro turmas do EB 2+3 da Trafaria foram submetidos a um teste tuberculino. Destes, 60 terão de repetir o exame, pelas razões já adiantadas ao JN pela delegada de saúde, Fátima Dias. Além disso, os jovens irão ser sujeitos a exames radiológicos aos pulmões no Centro de Diagnóstico Pneumológico, da Cova da Piedade.
Fátima Dias fez questão de adiantar que, "infelizmente", a tuberculose está a aumentar em todo o país.

0 Responses to “Rastreio da tuberculose abrange 300 alunos”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML