Conselho de Reitores escusa-se a comentar congelamento das propinas
0 Comments Published by . on quinta-feira, janeiro 04, 2007 at 12:22 da manhã.
O presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) escusou-se hoje a comentar o congelamento do valor máximo das propinas até 2009, mas aplaudiu o anúncio da divulgação dos cursos com mais licenciados desempregados.
O presidente do CRUP, José Dias Lopes da Silva, disse à Lusa que a intenção do Governo de manter inalterada a propina máxima no ensino superior resulta de uma decisão política, pelo que não a comenta.
No entanto, o presidente da CRUP considerou "fundamental que nenhum aluno com capacidade fique sem um curso por motivos financeiros".
José Dias Lopes da Silva frisou ainda que continua a existir ambiguidade quanto ao financiamento dos segundos ciclos de Bolonha (os mestrados), quando estes não são obrigatórios para obter títulos profissionais.
O ministro da Ciência e do Ensino Superior, Mariano Gago, garantiu, numa entrevista ao "Diário de Notícias", que o valor máximo das propinas no ensino superior vai manter-se inalterado até ao final da actual legislatura, em 2009.
Divulgação de desemprego de licenciados bem aceite
Na mesma entrevista, Mariano Gago anunciou que os dados do desemprego entre os licenciados vão passar a incluir os cursos e as instituições que os formaram.
O presidente do Conselho de Reitores considerou que esta "é uma boa medida", por se tratar de um dado importante para os jovens antes de escolherem o curso que querem seguir. Apesar disso, acrescentou, o Governo também deve apoiar medidas que visem diminuir directamente o desemprego entre licenciados.
"Uma pessoa com licenciatura é uma pessoa com melhor formação de base. É muito importante que o Governo apoie e incentive instituições, bem como pequenas e médias empresas, para receberem estes desempregados", sublinhou o presidente do CRUP.
0 Responses to “Conselho de Reitores escusa-se a comentar congelamento das propinas”