Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Biblioteca de Chaves com 27 mil visitas em quatro meses


A maioria das vezes, Bruno Colunas, 19 anos, recorre à Biblioteca Municipal de Chaves para estudar, mas não descura, também, a Internet e aproveita para ler jornais diários. Bruno é uma espécie de utilizador "comum" da biblioteca e apenas um entre os mais de 27 mil que, em apenas quatro meses, já utilizaram o novo equipamento, o que representa uma média diária de cerca de 268 pessoas e equivale a mais de metade da população do concelho. A par da variedade de serviços prestados, a localização, em pleno coração da cidade, e a própria arquitectura do edifício poderão explicar o "sucesso" do espaço.
"O arquitecto foi muito feliz na recuperação do edifício. Este é um espaço que convida a entrar. Há pessoas que, mesmo que não pretendam utilizar qualquer serviço, não resistem e entram", afiança o director do departamento da Cultura da Câmara de Chaves, António Ramos.

Autarca supreendido
O presidente da Câmara de Chaves, João Batista, também se mostra surpreendido com os números. "Apesar de sempre ter tido a ideia de que o espaço ia ser muito procurado pela diversidade de serviços que oferece, os números superaram de longe as expectativas", referiu ao autarca, com o cartão de leitor número três.
O primeiro-ministro, José Sócrates, é detentor do cartão número um e a ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, possui o número dois. Simbolicamente, foram entregues no dia da inauguração da biblioteca, a 15 de Julho. Nos primeiros dois meses, foi a Internet que cativou a maioria dos utilizadores. No entanto, a partir de Setembro, altura em que começaram as aulas, o número dos que procuraram o espaço para estudar e consultar bibliografia andou muito perto do número de utilizadores das novas tecnologias.
A Biblioteca está dividida em secções. Na área reservada aos adultos, além de um espaço para leitura de periódicos, em confortáveis cadeirões de couro preto, existe um espaço para visionar filmes, ouvir música, fazer trabalhos em computador, que em breve poderão também ser imprimidos, acesso à Internet e ainda um espaço destinado à leitura propriamente dita.
O piso superior é dedicado à secção infanto-juvenil, onde além de ter acesso a livros próprios à sua idade, os mais pequenos podem assistir a filmes e à dramatização de contos.
Os dois pisos inferiores à recepção são destinados aos de serviços técnicos e ainda ao depósito do espólio literário. É também ali que estão os livros mais antigos, alguns dos quais manuscritos. Outubro foi o mês que registou maior procura .
Sara Faria, 19 anos, estudante universitária, é também uma das utilizadoras assíduas da biblioteca e inclui-se na lista de quem está "muito satisfeito". "Está muito melhor do que a antiga. Tem mais espaço . Venho estudar todas as tardes para aqui", diz, considerando que, em termos arquitectónicos, o novo equipamento "é excelente".

Fecho à hora do almoço em estudo
A biblioteca está aberta entre as 9 e as 19 horas. No entanto, poderá vir a fechar no período de almoço, entre as 12.30 e as 14 horas, se os números provarem que não se justifica o horário contínuo.

Agosto foi o mês com mais utilizadores na Net
Foram mais de 11 as consultas na Net só nos primeiros quatro meses. Agosto foi o mês de maior utilização do serviço e 8205 o número de livros requisitados para consulta na biblioteca.

1 Responses to “Biblioteca de Chaves com 27 mil visitas em quatro meses”

  1. # Anonymous Anónimo

    Uma excelente biblioteca, situada num local estratégico da cidade. Recomendo!  

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML