Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Universitários preparam carro de corrida "barato"


Adaptar um Fiat Uno 45 S até estar preparado para poder competir em provas de automobilismo de baixo custo, logo mais acessível a todos os que gostam de automóveis. E, dessa forma, promover e dinamizar a competição automóvel em Portugal, conquistando novos simpatizantes pelos desportos motorizados.
São estes os objectivos que presidem ao projecto "Desafio único", apresentado ontem pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A FEUP lançou o desafio e demonstrou a metamorfose do carro; os interessados em seguir o exemplo poderão inscrever-se a partir da próxima semana em desafio@fe.up.pt para integrarem a competição automóvel na categoria "Open de Velocidade", da Federação Portuguesa Automóvel e Karting (FPAK). A primeira prova será realizada em Maio de 2007. Mas os carros poderão também participar no Circuito da Boavista.
A iniciativa foi lançada por Manuel Vieira, ex-aluno da instituição, e desenvolvida, nos últimos meses, pelo Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial. A regulamentação técnica e desportiva foi feita em colaboração com a FPAK.
A única exigência de participação é apresentar um automóvel modelo Fiat Uno 45S, que os concorrentes deverão montar de acordo com os regulamentos, e acelerar nas cinco pistas ainda ainda a designar (duas provas em circuitos permanentes; três em circuitos citadinos).Cada prova será constituída por uma corrida de 50 minutos com dois pilotos.
Porquê a escolha do Fiat? "Porque é um carro económico, ainda com elevada oferta no mercado, onde facilmente é possível encontrar peças disponíveis para o equipar e apresenta elevada fiabilidade mecânica", explica a equipa responsável. O principal objectivo do projecto é o de construir um carro que não ultrapasse os 2200 euros, desmistificando a ideia de que o automobilismo não está ao alcance de todos.
O protótipo da FEUP já está operacional, tendo sido testado por 40 pilotos externos à faculdade, que elogiaram o comportamento do carro e o consideraram competitivo dentro da classe.
Nos primeiros testes, realizados no circuito Vasco Sameiro, em Braga, o Fiat Uno revelou bom comportamento em curva, comportamento dinâmico previsível, boa solidez (baixa torção de chassis), nenhuma avaria mecânica e um consumo médio de 12 litros aos 100 Kms. Posteriormente, as alterações realizadas ao nível das suspensões permitiram melhorar o comportamento em pista, especialmente em piso seco. Os últimos testes apontam para que o tempo por volta no circuito referido se aproxime de 1,50 minutos.
Confrontado com a "décalage" entre a classe dos potenciais veículos concorrentes das provas, a equipa que lidera o projecto explicou que "não há possibilidade de criar uma prova especial para os Fiat, justamente porque iria encarecer o custo da prova". Aliás, a FEUP continua à procura de patrocinadores para tentar baixar o custo da inscrição.
O "Desafio único" é um projecto PESC - Projectar, Empreender e Saber Concretizar. Os PESC são trabalhos que visam o desenvolvimento de capacidades de trabalho em grupo multidisciplinar, liderados por alunos de vários cursos, para concretizar produtos com valor comercial.

Preparação incluindo requisitos mínimos
A aquisição da viatura poderá custar cerca de 500 euros. Depois haverá que acrescentar os seguintes extras baquet, 150 euros; cintos, 160 euros; rollbar, 500 euros; rede protectora, 70 euros; pneus, 160 euros; extintor, 50 euros. A totalidade dos gastos deverá perfazer 1590 euros.

Preparação suplementar elaborada com a FPAK
Vidros em policarbonato, 120 euros; barra de antiaproximação, 70 euros; jantes Borbet, 220 euros; molas, 100 euros; amortecedores, 200 euros. No total somam-se 710 euros.

Regulamento Técnico
Mecânica base do modelo original é inalterável "Grupo 1"; altura mínima ao solo deverá ser de 80 milímetros; equipamento de segurança obrigatório. Em relação à suspensão, os amortecedores são livres, mantendo-se o mesmo tipo e o máximo das molas de diâmetro máximo de 14 milímetros. Só poderá haver um depósito de gasolina comercial por prova (treinos cronometrados e corrida); Pneumáticos radiais 165/65/R13 (marca a definir); Peso mínimo de 680 quilos.

Regulamento desportivo
Classificação de desafio único; lastragem dos carros; zonas de publicidade e número de identificação das provas.

1 Responses to “Universitários preparam carro de corrida "barato"”

  1. # Anonymous Anónimo

    como posso contactar os responsaveis por este projecto?
    Quero mais informação sobre este projecto que parece interesante por ser de baixo custo.  

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