Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Alunos plantam horta no recreio

Umas couves em vez de baloiços, umas cenouras em vez de escorregas. Uma horta por um recreio. Mexer na terra para valorizar melhor aquilo que comemos, como comemos e porque é que comemos. Este é o objectivo por detrás da horta pedagógica que está a crescer no jardim-de-infância de S. Pedro de Esqueiros, em Vila Verde. Integrada no projecto curricular "Educar Para o Consumo", a iniciativa estende as suas raízes até aos hábitos alimentares e os cuidados a ter com a alimentação, contando, para isso, também, com o envolvimento dos encarregados de educação.
O Rui, o Bruno e a Filipa ficam sempre muito entusiasmados quando têm actividades para realizar na horta. Seja de rega, seja de semear. "Gosto muito de ver as sementes a crescer e de saber porque é que crescem", diz um deles, logo secundado "as nossas brincadeiras são sempre feitas longe daqui, que é para não estragar". Sob a coordenação da educadora Elvira Barros, os mais pequenos vão, de forma descomprometida e sem grande preocupação, participando na horta localizada num espaço de terreno próximo do espaço de ensino.
Desde os nabos, às ervilhas e às favas, passando pelas alfaces e couve, fazem parte da produção. "Este é um laboratório de aprendizagem", sustenta Elvira Barros. A educadora fala com entusiasmo do projecto, vincando que "esta é a forma das nossas crianças perceberam de onde vêm os alimentos e de os valorizarem". O projecto envolve 25 crianças e é apoiado pela Junta de Freguesia e pelo Agrupamento de Escolas de Vila Verde.
A horta pedagógica já foi apresentada à comunidade pelas crianças, pais e restante estrutura educativa, numa iniciativa que teve como principal destaque os cuidados a ter com a alimentação. "A obesidade nas crianças, um tema que está cada vez mais na ordem do dia, alertou-nos para a necessidade de promover alguns esclarecimentos sobre os cuidados a ter com a alimentação", adiantou a educadora Elvira Barros.
A docente considera que se "compra e vende tudo o que se vê na televisão", criando-se maus hábitos de consumo. Na sua óptica, "é importante regressar à dieta mediterrânea, que sempre tivemos e que é tão boa". As próprias crianças desenvolvem vários trabalhos plásticos, de animação e outros sobre toda esta temática da alimentação.

0 Responses to “Alunos plantam horta no recreio”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML