Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Meninos em risco ilustram livro de histórias, contos e poemas


A Asas, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), que acolhe menores em risco, em Santo Tirso, acaba de publicar - com a colaboração da Norprint - um livro de histórias, cujo título é "Vidas que se chamam Asas", cujas ilustrações são dos meninos que alberga. Ao todo, são dois mil livros e todos com uma capa única e irrepetível. Os lucros das vendas reverterão a favor dos pequenos ilustradores.
A ideia, que estava na gaveta há uns anos, tomou forma numa conversa de café, entre umas das assistentes socias daquela instituição e um dos voluntários. "A Maria do Céu disse-me que não sabia como fazer com que escritores e outras pessoas conhecidas aderissem a este projecto e eu fiquei com aquilo na cabeça", conta o voluntário tímido, a que vamos chamar Pedro. Passado uns dias, Pedro, o voluntário, aparece com uma boa notícia."A Norprint disse que sim, de imediato. E depois contactei os artistas e todos se prontificaram a ajudar".

Um ano de muito trabalho
Daqui resultaram 14 histórias, com 14 ilustrações diferentes, oriundas de um ano inteiro de trabalho. "Todos os miúdos fizeram mais do que um desenho. Foi um ano inteiro a trabalhar neste projecto, e mais afincadamente no Verão de 2005", contou Maria do Céu, assistente social da Asas.
As histórias chegaram de escritores, como o Manuel António Pina, a Ana Luísa Amaral, a Rosário Alçada Araújo e o David Monteiro de Azevedo; de desportistas, como o Vítor Baía, o Neno, o Festa e o Carlos Resende; e ainda de outras personalidades, como o artesão Delfim, o Padre Daniel, o pintor Avelino Leite, a Rosa Maria Rêlha, da Nortprint, e o Francisco Pinheiro e a Maria do Céu, de IPSS.
Na sua maioria todos tiveram contacto com as crianças e as surpresas foram muitas. "Um dos miúdos reconheceu Manuel António Pina e não descansou enquanto não encontrou o livro onde estava a fotografia e um poema dele", contou Pedro. Os meninos ainda foram visitar as oficinas do artesão e do pintor. "Ficaram entusiasmados,querem voltar".
Entretanto, os pequenos ilustradores não tiveram mãos a medir para tanto autógrafo, no dia no lançamento do livro. "Já não queriam sair dali", gargalhou Maria do Céu. Cada obra custa 7 euros e pode ser adquirida na Asas ou em livrarias de Santo Tirso.
De resto, o JN passou uma tarde inteira com os ilustradores, mas estavam de poucas falas, provavelmente a descansarem de tanto autógrafo. "Eu fiz 26 desenhos", orgulha-se o Bruno, de 12 anos. Meia hora depois, à mesma pergunta, responde, para gargalhada geral, "eu fiz 16 desenhos". O JN não arriscou, obviamente, a fazer a mesma pergunta uma terceira vez. E como o Pai Natal chegou mais cedo à Asas, um deles atirou "queres ver os nossos presentes ?", desviando assim, muito diplomaticamente, o assunto.

0 Responses to “Meninos em risco ilustram livro de histórias, contos e poemas”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML