Crianças internadas têm net na Pediatria
0 Comments Published by . on sábado, dezembro 16, 2006 at 7:51 da tarde.

As crianças internadas no Hospital de Aveiro tiveram ontem um Natal antecipado. Dificilmente poderiam ter recebido melhor prenda que os computadores, ligados à internet, ali colocados pela Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI).
"Um Sorriso com as TIC" é uma iniciativa apoiada pelo Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto. Arrancou o ano passado no Pediátrico de Coimbra, no IPO do Porto e no D. Estefânia, em Lisboa, tendo esta semana chegado ao Hospital de Vila Franca de Xira, ao Infante D. Pedro de Aveiro e ao Hospital de Braga.
Quatro computadores portáteis, com câmara e jogos lúdico-formativos , começaram ontem a funcionar, para satisfação das crianças internadas. Um quadro que foi ao encontro das pretensões do secretário de Estado da Juventude e do Desporto. Laurentino Dias afirmou que "este projecto para além de ajudar a minimizar o sofrimento de quem está doente, pode humanizar a sociedade" Através destes computadores, exemplificou, "as crianças podem ver os pais e familiares ao longo do dia, podem conversar, através do "MSN", com os amigos, falar com os professores e estabelecer amizade com outros jovens internados".
As crianças, bem como os pais (que têm um computador disponível para levar para casa) vão receber formação dos técnicos da FDTI.
"Péssimas instalações"
A directora da Pediatria, Arménia Parada, agradeceu a oferta e aproveitou a presença do governante para lembrar as "péssimas instalaçõe do internamento e das consultas externas". Ao JN, Arménia adiantou que a ideia de aumentar de 14 para 15 anos a idade dos utentes da Pediatria foi uma "imposição" da Administração. Lamenta que o serviço não tenha condições de privacidade mas admite tratar-se de um "mal menor". "Se os jovens com 15 anos não estivessem aqui estariam com os adultos, o que seria pior", afirmou.
0 Responses to “Crianças internadas têm net na Pediatria”