Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Torres Vedras: pais de alunos que têm aulas em colectividade exigem reabertura de escola

Os pais de 20 alunos do ensino básico exigiram hoje a reabertura da escola da Boavista (A-dos-Cunhados, em Torres Vedras), alegando que as crianças estão a ter aulas numa sala de um clube desportivo, sem condições.
A escola básica da Boavista encerrou este ano por ter menos de dez alunos e as crianças foram transferidas para a escola vizinha das Palhagueiras.
No entanto, o número de alunos que passou a ter essa escola obrigou a que 20 crianças "passem todo o dia, até às seis da tarde, numa sala sem luz natural", disse à Lusa Hélder Ramos, pai de uma aluna.
Cerca de duas dezenas de pais concentraram-se esta manhã em frente à escola da Boavista, onde explicaram aos jornalistas que a ideia inicial do Ministério da Educação foi a de concentrar todos os alunos numa escola, e após as 15:30, altura em que têm aulas de enriquecimento curricular, utilizariam a sala do clube desportivo.
"Fomos a favor do fecho da escola da Boavista e não nos opomos a que tenham enriquecimento curricular nessa sala. Mas o que não podemos concordar é que de sala de actividades o espaço tenha passado a servir de sala de aula", lamentou Hélder Ramos.
O encarregado de educação disse que "a sala é escura e os miúdos passam todo o dia nesse espaço quando têm aqui uma boa escola".
"A escola da Boavista tem as condições necessárias para ter todos os alunos, tem duas grandes salas, duas casas de banho construídas pelos pais, um bom recinto e está vedada e por isso exigimos que no início do segundo período lectivo" as crianças sejam transferidas para ali, defendeu a presidente da associação de pais, Maria Quina.
"Não queremos que estejam mais tempo dentro da colectividade porque começam a ficar saturados e com 'stress' por estarem ali fechados", sublinhou Maria Quina.
Outro problema suscitado pelos pais é o de que "o local onde estão a ter as aulas é atravessado por duas estradas e os miúdos para irem ter com os outros nos intervalos e na hora do almoço têm de atravessar a estrada seis vezes por dia".
Sobre este assunto, os pais contaram que a junta de freguesia já colocou uma pessoa no local a orientar o trânsito sempre que os alunos têm de atravessar a estrada.
A população da Boavista, um lugar da freguesia de A-dos-Cunhados, enviou já um abaixo-assinado com 120 assinaturas para a Direcção Regional de Educação de Lisboa e os pais escreveram uma carta à ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues.
Presente na concentração de pais, o deputado municipal da CDU, Paulo Gonçalves, disse que "no concelho de Torres Vedras fecharam 16 escolas enquanto a câmara adaptou 23 espaços a salas de aula e está a gastar mais de 200 mil euros em pavilhões pré-fabricados".
"Estamos contra esta desastrosa forma de gestão dos recursos humanos e materiais, temos uma escola aqui com boas condições as crianças a poucos quilómetros deste local a terem aulas num grupo desportivo", criticou.

0 Responses to “Torres Vedras: pais de alunos que têm aulas em colectividade exigem reabertura de escola”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML