Livro aborda expressão oral nas aulas
1 Comments Published by . on sexta-feira, novembro 03, 2006 at 2:11 da manhã.
Um trabalho único em Portugal feito a pensar nos professores é hoje apresentado, ao final da tarde, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga. Da autoria do bracarense Hilário Sousa, "A expressão oral nas aulas de português" é o resultado de uma tese de mestrado, cuja componente prática foi desenvolvida na escola básica integrada de Gondifelos, em Famalicão. Aliás, o autor sublinha que é esta componente prática que torna este livro único no nosso país "só encontrei textos genéricos e teóricos sobre esta componente mas não têm uma prática a comprová-los. O que eu fiz foi partir da prática para formular uma teoria e apresentar metodologias aos professores para trabalharem a expressão oral nas aulas".
O actualmente inspector do ensino superior reconhece que "em Portugal só se ensina a ler e a escrever e nunca a falar apesar das três componentes ter o mesmo peso nos conteúdos". É que os professores "partem do pressuposto errado que os alunos já sabem falar". O autor detém-se na análise de algumas orientações oficiais em vigor para o ensino do português, olhando com particular atenção as questões da oralidade, analisando criticamente um significativo conjunto de textos relevantes para a elaboração de uma didáctica do oral.
O projecto de intervenção pedagógica começou a ser realizado em 1999, com 21 alunos da referida escola, "não sendo, por isso, um trabalho de laboratório", nem "resolve problemas. Abre é perspectivas de trabalho para os professores". Para o ex-docente de português "o não desenvolvimento da oralidade pode estar a coarctar uma capacidade na qual os alunos até podem ser brilhantes".
O actualmente inspector do ensino superior reconhece que "em Portugal só se ensina a ler e a escrever e nunca a falar apesar das três componentes ter o mesmo peso nos conteúdos". É que os professores "partem do pressuposto errado que os alunos já sabem falar". O autor detém-se na análise de algumas orientações oficiais em vigor para o ensino do português, olhando com particular atenção as questões da oralidade, analisando criticamente um significativo conjunto de textos relevantes para a elaboração de uma didáctica do oral.
O projecto de intervenção pedagógica começou a ser realizado em 1999, com 21 alunos da referida escola, "não sendo, por isso, um trabalho de laboratório", nem "resolve problemas. Abre é perspectivas de trabalho para os professores". Para o ex-docente de português "o não desenvolvimento da oralidade pode estar a coarctar uma capacidade na qual os alunos até podem ser brilhantes".
Interessante estudo sobre a temática do ensino da língua, não apenas escrita, mas também falada.
E que falta faz, a muitos dos nossos alunos, saberem falar e exprimir as suas ideias!!!