Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Tempos obrigatórios no 1.º Ciclo


Um despacho do secretário de Estado da Educação, enviado esta semana para publicação no Diário da República, determina um número mínimo obrigatório de horas semanais para cada uma das disciplinas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. À Língua Portuguesa é consagrado um mínimo de oito horas, sendo uma de leitura. A Matemática terá de ocupar os alunos durante sete horas e o Estudo do Meio cinco horas, metade das quais obrigatoriamente com métodos experimentais. As cinco horas restantes, que perfazem as 25 horas de componente lectiva, serão dedicadas às Expressões.
No próximo mês, os professores de Estudo do Meio irão receber nas respectivas escolas uma publicação orientadora relativamente ao que o Ministério da Educação (ME) pretende alterar no ensino da disciplina. O ME quer que os alunos dediquem pelo menos metade da carga horária semanal a comprovar por si próprios as matérias leccionadas no plano teórico. Vários dos exemplos que constarão da parte experimental da referida publicação relacionam-se com a água. Os discentes ganharão uma noção mais aproximada de quão importante é o seu papel no planeta e que utilidade pode ter esse elemento para o Homem.
De acordo com fonte oficial do ME, o objectivo é disciplinar a carga horária de três disciplinas fundamentais para uma boa progressão do aluno nos ciclos seguintes. Pela primeira vez, determina-se com exactidão o número de horas, obstando assim a que cada escola ou docente decida a seu bel' prazer que fatia de tempo semanal dedica a esta ou àquela disciplina, opção muitas vezes determinada pelo tipo de formação do docente. A mesma fonte acrescenta ainda que está em causa o tempo-tarefa dos alunos em áreas tão importantes como a leitura ou as operações aritméticas.
As fragilidades demonstradas pelos alunos portugueses na aquisição de conhecimentos básicos nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio implicam a valorização destas áreas curriculares consideradas fundamentais. A significativa percentagem de negativas no exame nacional de Matemática no 9.º ano (64% este ano e 70% em 2005) fizeram soar campainhas de alarme no ME. Em Língua Portuguesa, os resultados registaram uma queda abrupta 54% de positivas, contra 77% do ano transacto.
Ao atribuir cinco horas ao Estudo do Meio, o Ministério não pretende desvalorizar a disciplina. A prová-lo, o ME lança este ano o programa de formação contínua em Ensino Experimental das Ciências, que vai abranger prioritariamente os docentes dos 3.º e 4.º anos, no ano lectivo de 2006/2007. No entanto, essa formação será estendida aos professores dos 1.º e 2.º anos, em 2007/2008.
Os resultados das investigações mais recentes reforçam a ideia de que é fundamental mais e melhor educação em Ciências desde os primeiros anos de escolaridade, acentuando a importância do papel desempenhado pela escola para a concretização dessa meta.
Para possibilitar a generalização do ensino das Ciências de base experimental no 1.º ciclo, será necessário proporcionar formação aos professores em exercício. Por forma a mobilizar os docentes para desenvolverem uma intervenção inovadora do ensino das Ciências nas suas escolas, o ME vai investir numa formação que envolva a produção, implantação e avaliação de actividades práticas, laboratoriais e experimentais.
A publicação orientadora do Estudo do Meio, que as escolas do 1.º Ciclo irão receber no próximo mês, deverá incidir sobre os seguintes conceitos teórico-práticos - explorando materiais; dissolução em líquidos; explorando objectos; flutuação em líquidos; explorando sementes e plantas; diversidade, germinação e crescimento; explorando a luz; sombras e imagens; explorando materiais e objectos; fenómenos eléctricos; explorando transformações e mudanças de estado.

0 Responses to “Tempos obrigatórios no 1.º Ciclo”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML