Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Professores aplaudem medida do Ministério

Os professores de Língua Portuguesa e de Matemática aplaudem quase sem reservas a iniciativa do Ministério que visa estabelecer um mínimo obrigatório para cada uma das disciplinas do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
"Parece vantajoso um mínimo de horas por cada área do conhecimento no 1.º Ciclo", afirma Paulo Feitor Pinto, presidente da Associação de Professores de Português (APP).
Quanto ao mínimo de uma hora dedicada à leitura, no conjunto das oito horas semanais, Feytor Pinto diz que "é bom, mas pouco". Uma vez que cerca de 90% do tempo das aulas já é dedicado a leitura, seria mais defensável, segundo a APP, estabelecer um mínimo de tempo dedicado à escrita do Português, área em que as lacunas dos alunos são por demais evidentes.
Nuno Crato, presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), considera que a medida só pecará por tardia. "A SPM defende precisamente esse mínimo obrigatório de horas dedicadas à disciplina de Matemática. Ver a componente lectiva do 1.º Ciclo como um todo integrado era uma ideia errada".
A SPM não tem dúvidas quanto ao papel fundamental do 1.º Ciclo nos resultados escolares dos ciclos seguintes. "Insucesso na Matemática deve-se em parte a um 1.º Ciclo que é visto como um todo integrado, sem mínimos de horas para cada disciplina".
Tanto a APP como a SPM convergem num ponto - muitos dos problemas existentes na leccionação do 1.º Ciclo devem-se à formação inicial proporcionada pelas Escolas Superiores de Educação (ESE).
As ESE preparam os alunos para serem professores tanto do 1.º como do 2.º ciclos. Dá-se o caso de um professor sair mais especializado em Educação Física ou Português, uma vez que a preparação para o 2.º Ciclo obedece mais a essa lógica. No entanto, esse professor pode ir parar ao 1.º Ciclo e ser obrigado a dar também Matemática. A tendência natural desse professor será a de fuga para a frente, apostando nas áreas do conhecimento em que se sente mais seguro.
A SPM defende mesmo a existência de um exame de acesso à carreira de professor. "Um docente do 1.º Ciclo deve ter uma boa formação sobre conteúdos matemáticos", afirma Nuno Crato.

Privado já dá o exemplo
Em vez de oito horas para a Língua Portuguesa e sete horas para a Matemática, o Jardim-Escola João de Deus, em Matosinhos, proporciona aos seus alunos 10 horas para cada uma daquelas duas disciplinas. "No público estão agora a tentar copiar o que de melhor se faz no privado", afirma António Pinheiro, director do João de Deus matosinhense, uma instituição particular integrada numa vasta rede de escolas com presença a nível nacional. António Pinheiro garante que a melhor publicidade da escola são os seus alunos. "Há poucos dias veio cá uma mãe de uma ex-aluna queixar-se. A sua filha, agora no preparatório, não consegue subir as notas. Tem só cincos", ironiza. Os alunos estão ocupados das nove às 17 horas com a componente lectiva, concentrando-se o Português e a Matemática na parte da manhã e, por vezes, o Estudo do Meio. As Expressões, o Desporto e o Inglês ocupam o grosso da tarde. Pelas 17.30 horas, inicia-se o prolongamento de horário com múltiplas actividades, nomeadamente o Inglês ensinado de forma lúdica (cantar, representar, entre outras modalidades).

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