Alunos da Gemieira atingiram limite de faltas pelo protesto contra fecho da escola
0 Comments Published by . on sexta-feira, setembro 15, 2006 at 12:45 da tarde.Os pais dos alunos da primária da Gemieira que hoje atingiram o limite de faltas às aulas devido a um protesto contra a mudança de escola, vão ser notificados para justificar a ausência das crianças, indicou fonte da tutela, que antevê que a GNR possa ser chamada a intervir para levar os alunos à nova escola.
Segundo fonte do Ministério da Educação, os alunos faltaram hoje pelo quinto dia consecutivo às aulas no Centro Escolar da Ribeira, "onde estão matriculados", atingindo, assim, o limite de faltas previsto na lei.
A fonte insistiu na possibilidade de vir a ser pedida a intervenção da GNR para levar os alunos para a escola, a fim de assegurar o cumprimento da escolaridade obrigatória.
Pais e encarregados de educação da Gemieira, Ponte de Lima, contestam o encerramento da escola da freguesia, que dizem ter todas as condições para um ensino de qualidade, e recusam-se a levar os filhos para o Centro Escolar da Ribeira, num braço-de-ferro que dura desde segunda-feira, quando arrancou o ano lectivo.
Amanhã vai decorrer uma manifestação de protesto, com meia centena de tractores, na sede do concelho, por ocasião das Feiras Novas, e alguns deles ameaçaram fazer greve de fome para convencer as entidades responsáveis a reabrir a escola da freguesia.
Fonte do Ministério da Educação já garantiu que "esta é uma guerra perdida", uma vez que o fecho da escola da Gemieira "é um facto consumado". Acrescentou que, ao contrário do que dizem os pais, Gemieira não tem 30 alunos, mas sim 24 e que sete destes já estão a frequentar o Centro Escolar da Ribeira desde segunda-feira.
"Os outros têm sido impedidos pelos pais de frequentarem a escolaridade obrigatória, o que, obviamente, não é permitido por lei", sublinhou a fonte.
0 Responses to “Alunos da Gemieira atingiram limite de faltas pelo protesto contra fecho da escola”