Manifestação alerta para maus-tratos das crianças
0 Comments Published by . on domingo, maio 14, 2006 at 4:35 da manhã.Cerca de cinco centenas de crianças e pais das escolas de Lousada participaram, ontem de manhã, numa marcha que pretendia chamar a atenção da opinião pública para o facto de haver crianças e jovens em risco naquele concelho que precisam de ajuda. A iniciativa serviu também para encerrar as primeiras jornadas sociais de Lousada, que começaram na passada quarta-feira.
Verdade seja dita que entre a multidão, concentrada por volta das 10 horas, junto ao largo da feira, havia gente que não conhecia os objectivos da marcha, promovida pela autarquia local. Mas quando interrogados sobre o flagelo das crianças e jovens em risco, rapidamente repudiavam qualquer espécie de maus tratos.
"Isso é uma coisa repugnante, que nos obriga a estar muito atentas e a denunciar às autoridades os casos que se conheçam", afirmou Maria da Conceição, uma doméstica que fez questão de acompanhar a filhota naquela iniciativa. "Estou aqui porque as professoras nos pediram e acho bem que o tenham feito", concluiu.
Sensibilizar as pessoas
Em Lousada, os maus tratos psicológicos e a negligência familiar ocupam o lugar cimeiro de um estudo da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (54, 85% dos casos conhecidos) . Os maus-tratos físicos afectam, sobretudo, crianças entre 13 e 15 anos (44 casos sinalizados), seguindo-se crianças entre 10 e 12 anos ( 37 casos sinalizados).
Cláudia Gonçalves, de 25 anos, assistente social, não tem dúvida "A melhor maneira de combater este drama é sensibilizar as pessoas e sinalizar todas as situações. Mas, infelizmente, ainda há muitos casos que nos deixam a pensar como é possível haver tanto sofrimento".
Concelho jovem
A Autarquia local promoveu as primeiras jornadas sociais que, desde quarta-feira até ontem, reuniram cerca de 250 participantes, incluindo professores, médicos, assistentes sociais e especialistas das várias comissões de protecção de menores em risco, na região e no distrito do Porto. O concelho de Lousada tem 50 mil habitantes e 25 freguesias e é considerado como o município mais jovem da Europa (27 por cento da população tem menos de 30 anos).
0 Responses to “Manifestação alerta para maus-tratos das crianças”