Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Absentismo preocupante nas escolas portuguesas

Os alunos que mais faltam são adolescentes e maioritariamente rapazes, diz um estudo da Universidade Autónoma, que será apresentado quinta e sexta-feira, num seminário europeu, em Lisboa.
O questionário, feito a alunos do 1.º ao 12.º anos, permitiu concluir que o maior número de estudantes absentistas se encontram no 3.º Ciclo de escolaridade (42,3 por cento), seguindo-se o 2.º Ciclo com 33,5 por cento de casos e o 1.º Ciclo com 19,2 por cento.
A menor incidência de casos de absentismo encontra-se no Ensino Secundário com 4,9 por cento de situações. A ideia do projecto é avaliar as faltas dos alunos, o abandono escolar e a sua relação com a delinquência.
Para a elaboração do trabalho, as escolas portuguesas preencheram, em Junho de 2005, um questionário confidencial sobre a ausência dos seus alunos. Setenta e oito estabelecimentos de ensino dos distritos de Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Porto, Santarém, Setúbal, Leiria, Lisboa e Viseu responderam.
Nestas escolas, 272 professores directores de turma referenciaram 557 alunos faltosos ou em situação de abandono. Aos directores de turma foi pedido que identificassem os alunos que faltaram às aulas durante o ano lectivo 2004/2005 e os alunos cujas faltas eram de tal forma preocupantes que poderiam prejudicar sua vida pessoal e educativa.
Portugal, recorde-se, é um dos países da União Europeia com maior taxa de abandono escolar.

0 Responses to “Absentismo preocupante nas escolas portuguesas”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML