Dedicado pouco tempo ao estudo da Matemática
0 Comments Published by . on quarta-feira, abril 19, 2006 at 10:51 da manhã.Pouco tempo de dedicação ao estudo da Matemática é apontada como a principal causa dos fracos resultados obtidos em Portugal, revelou um estudo ontem publicado, que indica ainda que mais de metade dos jovens entre os 14 e os 17 anos gostam desta disciplina.
O estudo "Os Estudantes, a Matemática e a Vida Financeira", realizado pela Área de Planeamento e Estudos de Mercado através de 404 entrevistas, indicou que 54% dos alunos desta faixa etária dizem gostar de Matemática e três em cada quatro reconhecem mesmo a importância desta disciplina na vida activa.
No entanto, os números e equações representam um "quebra-cabeças" para mais de um terço dos jovens e obrigam os estudantes a mais horas de estudo, quando comparado com outras disciplinas como o Português.
Um em cada quatro alunos dedica à Matemática mais de três horas semanais. Período que é considerado insuficiente por parte dos jovens, uma vez que a falta de dedicação à disciplina é a justificação apontada pela maioria para o fraco aproveitamento.
No ano passado, 71% dos alunos do 9º ano tiveram negativa no exame nacional à disciplina, realizado pela primeira vez, e em nenhum concelho do país a média foi superior a 2,66 numa escala de um a cinco. No exame nacional do 12º ano, os alunos alcançaram uma média de 6,81 valores (numa escala de 0 a 20), o pior resultado de todas as disciplinas.
Segundo esta pesquisa, 43% dos estudantes atribuem a si mesmos a causa destes resultados, apontando factores como a sua própria falta de dedicação e de capacidade de aprendizagem ou o número insuficiente de horas de estudo. As matérias dadas e os programas longos e muito difíceis, com poucos exercícios práticos, são a segunda causa mais apontada por parte dos alunos (30%), seguindo-se factores relacionados com o empenhamento dos professores e as faltas dadas pelos docentes (22%).
Para melhorar o aproveitamento à disciplina, os entrevistados consideram necessário aumentar a sua concentração nas aulas, colocar mais dúvidas e fazer exercícios diariamente, uma intenção que os autores do estudo consideram ter "sérias dificuldades de implementação".
0 Responses to “Dedicado pouco tempo ao estudo da Matemática”