Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Conselho Nacional analisa 20 anos de Educação

O Conselho Nacional de Educação (CNE) vai avaliar tudo o que foi feito em Portugal na área da educação, durante o debate nacional sobre os 20 anos da lei de bases do sistema educativo.
O presidente do CNE, Júlio Pedrosa, foi esta manhã à Comissão de Educação, Ciência e Cultura do Parlamento para apresentar o projecto, elaborado a pedido da Assembleia da República para promover o debate nacional que o Governo pretende realizar.
De acordo com o presidente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura, António José Seguro, o objectivo deste debate é ter a "coragem de olhar para a realidade do país e saber como se vai organizar a educação em Portugal".
Júlio Pedrosa explicou aos deputados que foi criada uma comissão organizadora para promover o debate e fazer um relatório final, que deverá identificar as questões críticas da educação em Portugal e definir objectivos estratégicos.
O debate deverá ser o mais abrangente possível e descentralizado, frisou o presidente do CNE.
Júlio Pedrosa explicou que a proposta da comissão organizadora passa por três fases.
A primeira, que será analítica, visa fazer uma síntese e análise da informação existente sobre educação em Portugal e fazer um levantamento de estudos internacionais sobre o país.
Nesta fase, o CNE refere que, se necessário, o debate deverá ser acompanhado por pareceres de especialistas, que deverão analisar o contributo das políticas educativas.
Ainda nesta fase - que deverá ficar terminada até ao Verão - a CNE propõe-se criar um portal na Internet para recolha de opiniões.
Desta etapa vai sair o conjunto de quatro ou cinco questões consideradas mais pertinentes sobre a educação em Portugal e que serão essenciais para o debate, de acordo com Júlio Pedrosa.
A segunda fase do debate decorrerá entre Setembro e Novembro e visa a realização de debates regionais focados nas questões consideradas essenciais na primeira fase.
Por fim, na terceira fase a comissão organizadora do CNE vai fazer a sistematização da informação recolhida, cujo relatório final será entregue em Janeiro próximo à Assembleia da República.
O CNE é um órgão consultivo do Ministério da Educação composto por agentes educativos públicos e privados.

0 Responses to “Conselho Nacional analisa 20 anos de Educação”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML