Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Estudo: Pães portugueses têm sal em demasia

A maior parte do pão vendido em Portugal tem perto de 10 gramas de sal por quilo, muito acima da média de muitos dos pães consumidos na União Europeia, afirma o presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, Luís Martins.
A notícia surge na edição desta terça-feira do Diário de Notícias, citando aquele que é um dos autores de um estudo sobre o tema realizado na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, cuja apresentação está agendada para quinta-feira em Lisboa.
Segundo Luís Martins, os resultados do estudo que testou 40 tipos de pão - nomeadamente o pão de trigo, de centeio e integral - são «assustadores», por revelar que os pães portugueses, quando comparados com outros de perto de dez países europeus, têm, nalguns casos, mais do dobro do sal.
O médico nota que basta que cada pessoa coma duas carcaças para poder atingir a dose diária de sal recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 5,5 gramas por dia.
Um estudo dos mesmos autores do ano passado comprovou que consumo médio de sal dos portugueses é dos mais elevados da Europa, com 12 gramas por dia.
Se o pão for acompanhado de presunto ou fiambre ainda o dia não vai a meio e já foi ultrapassada a dose diária recomendada, alerta o responsável.
«O nosso pão [dito] sem sal tem sal a mais», conclui.
A presença de sal tem uma relação directa com o cancro do estômago, a hipertensão arterial e o acidente vascular cerebral (AVC), doença que continua a ser a principal causa de morte em Portugal.

0 Responses to “Estudo: Pães portugueses têm sal em demasia”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML