Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Opinião: Os papás vão dar notas aos "profes"

A ministra da Educação descobriu a pólvora contra a incompetência, que propaga aos quatro ventos, da classe profissional que tutela. Os papás das crianças vão passar a dar notas aos professores. Conhecendo-se as probabilidades da isenção "científica" dos papás quando está em causa "a média", o "futuro" ou tão-somente o amor- -próprio dos respectivos filhos, percebe-se o previsível sucesso da medida para incentivar um sistema em que os mais competentes sejam premiados. Isto é um ponto da questão e, eventualmente, o benévolo. É absurdo, mas bondoso, pretender que os papás que se interessam minimamente pela vida escolar dos filhos mas não estão lá, tenham uma ideia sobre se um professor "é bom" ou "é mau". Ouvem dizer. Têm umas luzes, o que os levará a ter, naturalmente, "paixões". O Governo decide, assim, instituir o "ouvir dizer" e a impressão dos papás (que estão fora da escola) sobre alguém que avalia os filhos, em alínea para a avaliação e respectiva progressão na carreira.
Depois, pior, há os papás que não fazem a mínima ideia do que se passa. E, claro, os papás que nem sabem se os filhos foram mesmo para a escola. E os papás que os ensinaram a atirar cadeiras pelo ar. E os papás que, face a uma tentativa de repressão, ameaçam partir, eles próprios, a cadeira. Supõe-se que, até para cumprir a norma constitucional relativa à igualdade dos cidadãos, todos os papás tenham direito a participar na avaliação. É uma fórmula tão interessante como uma que, por exemplo, obrigasse os jornalistas da política a serem avaliados pelos próprios políticos.
É estranho que nunca ninguém tenha explicado à ministra que não se consegue o sucesso escolar gritando insistentemente aos alunos "vocês são burros". É uma comparação possível com aquilo que, sem apresentar provas nem instaurar processos, generalizando aos limites do processo-crime por difamação, a ministra se encarrega de dizer ao universo dos professores. Também não lhe parece ocorrer que o evidente conflito que anda a incentivar irá perturbar qualquer tentativa séria de avaliação, que os professores competentes há anos desejam.


Ana Sá Lopes, jornalista do Diário de Notícias

0 Responses to “Opinião: Os papás vão dar notas aos "profes"”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML