Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Bullying: a importância dos recreios

A pouca atenção dada à importância dos recreios no dia-a-dia das escolas converte-os em espaços privilegiados para o "bullying" (intimidação e agressividade) entre os alunos. Um estudo feito em escolas do 1.º e 2.º ciclos dos concelhos de Braga, Guimarães e Lisboa, envolvendo cerca de mil crianças, veio provar que é no recreio onde existe a maior percentagem de alunos vítimas de práticas agressivas, devido quer à vigilância escassa, quer à reduzida oferta de actividades lúdicas e recreativas.
Beatriz Pereira, professora e investigadora do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, reconhece que "os espaços de recreio são uma parte da escola frequentemente pouco valorizada e por vezes negligenciada, mas onde a maioria das crianças e jovens passam os melhores momentos da sua vida escolar".
É nesse espaço escolar que deixam de ser alunos para se assumirem como actores com poder para decidir e tomar as iniciativas que visam favorecer a sua auto-estima ou agredir os colegas. Conclui a investigadora que é no recreio que uma franja dos alunos passa os priores momentos da vida escolar. No estudo que realizou em estabelecimentos do 2.º ciclo de Braga, Guimarães e Lisboa, constatou que, para 70% das crianças que declararam ter sido intimidadas por colegas seus, esses actos ocorreram no recreio escolar.
Para tal contribuiu - segundo fez notar a investigadora - o facto de os alunos estarem entregues a si mesmos. Por outro lado, os recreios "são uma parte da escola frequentemente pouco valorizada e por vezes negligenciada pelos docentes, corpos directivos e Poder Central".
Beatriz Pereira questiona se balizas de andebol e cestos de basquetebol, sem bolas, serão promotores de prática desportiva no 2.º e 3.º ciclos. Para além disso, considera necessário que a escola ofereça condições de acesso à música, teatro, pintura, línguas estrangeiras, jardinagem, biblioteca, ludoteca, museu, etc..
No âmbito de um trabalho de investigação, a pedagoga elaborou um programa de intervenção em duas escolas do 1.º e 2.º ciclos, onde foram feitos melhoramentos e a diversificação dos espaços de recreio exteriores e interiores, sendo alguns deles dinamizados e supervisionados. Como termo de comparação, foram escolhidas outras duas escolas onde não foi feita qualquer intervenção.

ESTUDO. O estudo decorreu durante dois anos lectivos. No primeiro, foi estudado o nível de agressividade nos recreios das quatro escolas. Findo esse período, foi feita a intervenção nas duas escolas escolhidas. Findos os dois anos, foram novamente medidos os níveis de agressividade nas quatro escolas. Beatriz Pereira concluiu que nos estabelecimentos onde foram feitas alterações significativas nos recreios, oferecendo um leque variado de actividades, a agressividade e intimidação diminuíram significativamente. "Os melhoramentos dos recreios na escola do 2.º ciclo foram traduzidos em aumentos dos espaços (interiores e exteriores), na diversificação das práticas realizadas nos tempos livres e na supervisão de alguns destes espaços, o que explicará certamente a redução significativa das ocorrências de bullying nos recreios", concluiu.

2 Responses to “Bullying: a importância dos recreios”

  1. # Blogger Maresia

    Sou professora de 1.º ciclo, numa turma do 4.º ano e descobri que entre os meus alunos, exactamente no recreio, existem situações de bulling. não sei como lidar com esta situação... Neste momento ando à procura de estratégias.  

  2. # Anonymous Anónimo

    eu axo isso errado,as pessoas que falam devem serem mutuadas é so isso que quero falar  

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