Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Ministério da Educação propõe colocações apenas por 3 anos

O Ministério da Educação (ME) propôs hoje aos sindicatos do sector a redução do período das colocações dos professores de quatro para três anos, tendo em conta a fase de transição das regras.
Segundo a Federação Nacional do Ensino e Investigação (Fenei), que hoje se reuniu com a tutela para negociar as alterações ao sistema de colocação de professores, o ME propõe que os resultados do próximo concurso sejam válidos até ao ano lectivo 2008/2009 e não 2009/2010, como queria inicialmente. Na semana passada, a tutela anunciou aos sindicatos a decisão de acabar com os concursos anuais, estabelecendo que as colocações de docentes só seriam feitas de quatro em quatro anos.
Hoje o ME propôs, no entanto, que o próximo concurso de professores tenha uma validade de apenas três anos, por ser uma fase de transição relativamente às regras até agora em vigor, adiantou o secretário-geral da Fenei, Carlos Chagas.
A hipótese de reduzir de quatro para três anos o período das colocações já tinha sido avançada à agência Lusa pelo secretário de Estado Adjunto da Educação, Jorge Pedreira, no final da última ronda negocial, realizada antes do Natal.
"Há claramente margem de negociação relativamente ao período de tempo das colocações, mas não faz sentido que estas sejam feitas por menos de três anos", disse na altura o responsável.
Se a duração dos concursos passar a ser efectivamente de três anos, a Associação de Professores Pró-Ordem, estrutura sindical independente que hoje também se reuniu com a tutela, diz estar disponível para aceitar a celebração de um acordo com o Ministério relativamente às alterações previstas para o concurso de professores. Esta proposta deverá ainda ser apresentada à Federação Nacional de Professores (Fenprof) e à Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (Fne), que se reúnem amanhã com o secretário de Estado Adjunto pela penúltima vez.
O processo de negociação sobre as alterações que o ME quer introduzir no sistema de colocação de professores terá de estar concluído na primeira semana do próximo mês, uma vez que o novo concurso de professores arranca já em Fevereiro.

0 Responses to “Ministério da Educação propõe colocações apenas por 3 anos”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML